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McDonald’s é proibido pelo Procon de vender McPicanha em Florianópolis; entenda

O lanche vendido como “McPicanha” não possui em sua composição picanha, como o próprio nome sugere

• Atualizado

Redação

Por Redação

Rede lança McPicanha, sem a carne de picanha em sua composição| Reprodução Facebook/Mc Donald’s
Rede lança McPicanha, sem a carne de picanha em sua composição| Reprodução Facebook/Mc Donald’s

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Procon Municipal), suspendeu, nesta sexta-feira (29) a venda do lanche “McPicanha” comercializado pela rede de restaurantes McDonald’s em Florianópolis. Segundo o Procon, a comercialização do produto sugere prática abusiva e publicidade enganosa uma vez que a composição do lanche não possui picanha. A suspensão da venda foi realizada por tempo indeterminado e a empresa tem 10 dias para se manifestar sobre o caso.

A partir de denúncias feitas no Procon Municipal, e pelo movimento realizado em órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil, foi suspensa a venda do lanche de maneira cautelar em Florianópolis. Conforme a própria empresa admitiu publicamente, os hambúrgueres da linha de lanches McPicanha não são feitos com picanha, mas sim com “um blend de cortes selecionados”.

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Segundo o Procon, a comercialização do produto afronta dispositivo tipificado na Lei Federal n° 8.078/90, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Dessa forma, além da suspensão da venda do produto, a empresa foi notificada e deve apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, com a composição dos ingredientes. Também foi solicitada a cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022.

“A venda e a publicidade realizada pela empresa faz crer que o consumidor está consumindo um hambúrguer de picanha, no entanto não é isso que encontramos na composição do lanche. A prática fere o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e é possível que seja ainda realizada medida compensatória com o objetivo de compensar o prejuízo causado aos consumidores”, explica o Secretário de Defesa do Cidadão, Miltinho Barcelos.

Em nota a rede de fast food confirmou que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, não têm picanha na composição. E lamentou que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores.

“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”.

Após polêmica, McDonald’s tira novos ‘McPicanha’ do cardápio e pede desculpas

Por Estadão

O McDonald’s anunciou nesta sexta-feira que irá tirar do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, após a empresa ter sido notificada. A medida vale para todos os restaurantes da rede de fast-food do País.

Em comunicado, a companhia se desculpou com os consumidores por ter gerado dúvidas a respeito dos sanduíches. A decisão veio depois de a empresa ser questionada pelo Procon e pelo Conar sobre marketing enganoso.

O McDonald’s informou nesta semana que os novos “McPicanha” foram desenvolvidos com um sabor “mais acentuado de churrasco”.

Esse sabor vem de um molho com aroma natural de picanha. De acordo com o comunicado, o hambúrguer é “100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados”. Esses dados são sinalizados em letras miúdas no anúncio da empresa nas redes sociais sobre os novos lanches.

Notificações

O caso dos “Novos McPicanha” levou o McDonald’s a ser notificado pelo Procon-SP, que deu prazo até o dia 2 de maio para o envio da tabela nutricional dos sanduíches. O documento deve atestar a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros). Também devem ser incluídos relatórios sobre os testes de qualidade realizados pela rede de fast-food.

Outra notificação foi dada pelo Procon-DF para a rede global de restaurantes no País. O órgão de defesa do consumidor proibiu a empresa de vender os sanduíches “McPicanha” em todo o Distrito Federal, desde a quinta-feira, 28, até que haja a “correção total da publicidade”.

“Na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha”, diz Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF.

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