Cotidiano Compartilhar
Polêmica

O que tem no livro jogado no lixo por prefeita de cidade em SC

Publicação já teve mais de um 1,5 milhão de exemplares vendidos

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Amazon / Reprodução
Foto: Amazon / Reprodução

Desde quarta-feira (18), a presença do livro “Aparelho sexual e cia. Um guia inusitado para crianças descoladas” em um biblioteca de Canoinhas, vem gerando discussão em Santa Catarina. A prefeita da cidade, Juliana Maciel Hoppe (PL) publicou vídeo nas redes sociais onde joga livros no lixo, citando que as publicações teriam conteúdo sexual, inadequado para as crianças.

Segundo a Companhia das Letras, livro é uma publicação pensada para adultos tratarem de temas relacionados ao sexo e ao amor com os jovens. O conteúdo trata de perguntas comuns: Como é estar apaixonado? Como se beijar na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês?.

A Companhia das Letras afirma ainda que livro tem objetivo de explicar questões para os adolescentes e pré-adolescentes: “neste guia, com bastante humor mas também com sólida base pedagógica, rigor científico e delicadeza. Inspirado nas aventuras do personagem de histórias em quadrinhos Titeuf — sucesso absoluto na Europa, com onze livros publicados, que venderam mais de dezesseis milhões de exemplares — , Aparelho sexual e cia. traz o humor das tiras do personagem”.

A publicação já teve mais de um 1,5 milhão de exemplares vendidos e foi publicado em dez línguas diferentes.

Livro já foi alvo de polêmica há alguns anos

O SCC10 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), mas até a publicação da reportagem não obteve retorno. Mas em outros momentos, o mesmo livro também se envolveu em polêmicas. Em 2016 e 2018, o Ministério da Educação (MEC) informou, em nota, que até aquele momento não havia produzido e nem adquirido ou distribuído o livro “Aparelho Sexual e Cia”. O MEC afirmou, em 2016, que não havia qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco constava nos programas de distribuição de materiais didáticos da pasta.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.