Cotidiano Compartilhar
Censo 2022

IBGE realiza Dia Nacional de Divulgação e Disseminação do Censo em Florianópolis

Evento está sendo realizado no Largo da Alfândega

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: IBGE | Divulgação
Foto: IBGE | Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza na amanhã deste sábado (8), o Dia Nacional de Divulgação e Disseminação do Censo 2022, em locais públicos nas capitais do país, estimulando a população a receber o recenseador e responder ao Censo 2022. Na Capital catarinense, o local escolhido foi o Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis.

Uma tenda do Censo foi montada para que a população esclareça dúvidas sobre recenseamento e conheça mais sobre a operação censitária, até às 15h. Está sendo realizada a distribuição de panfletos e balões do IBGE para divulgação do Censo 2022.

“Iniciada em 1º de agosto, a coleta do Censo 2022 foi prorrogada nesta semana para durar até o início de dezembro, devido à falta de recenseadores e dificuldades encontradas em alguns setores censitários, especialmente de classe de rendimento mais altas, em responder à pesquisa”, explica o IBGE.

Após dois anos de espera, IBGE realiza pesquisa

Realizado a cada 10 anos, essa é a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios brasileiros.

“Por meio do censo demográfico que a gente faz o levantamento das características dos domicílios, como eles são feitos, quais são os eletrodomésticos, por exemplo, que eles têm, se tem acesso à água encanada e esgoto. Mas também características do morador, como saúde, emprego e renda”, explica o superintendente do IBGE de Santa Catarina, Roberto Gomes.

Ele será realizado em duas etapas. A primeira, que já foi encerrada, é a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios.

“Nessa primeira fase de entorno nós iremos com agentes supervisores que estarão passando pelos logradouros e avenidas para verificar a questão da infraestrutura urbana”, conta o agente censitário municipal, Martiniano Silva Filho.

Já a segunda etapa, de entrevista com os moradores, está em andamento. Segundo o instituto, os licenciadores estarão identificados com colete, crachá, um tablet e boné do IBGE. No total, 900 agentes estarão trabalhando na primeira etapa do Censo 2022.

Lages supera média estadual e nacional de pessoas recenseadas

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na segunda-feira (3), Lages superou a média estadual e nacional de pessoas recenseadas.

O instituto, que decidiu prorrogar o término da coleta do Censo para dezembro, publicou as médias registradas de coleta até o momento em nível estadual e nacional, sendo 48.96% de pessoas recenseadas no Brasil e 46.18% recenseadas em Santa Catarina. A coordenação do Censo em Lages confirmou que a cidade finalizou 52% da pesquisa.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.