Homem que tentou matar policiais é condenado em Chapecó
O crime ocorreu em setembro de 2023
• Atualizado
![Homem que tentou matar policiais é condenado em Chapecó. – Foto: Canva/Reprodução Homem que tentou matar policiais é condenado em Chapecó. – Foto: Canva/Reprodução](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Homem-que-tentou-matar-policiais-e-condenado-em-Chapeco.jpg)
Um homem que tentou matar dois policiais militares em Chapecó foi condenado a 16 anos, três meses e 23 dias de reclusão em regime fechado. Ele também deverá pagar R$ 5 mil às vítimas por danos morais. O crime ocorreu em setembro de 2023, quando, para evitar a prisão por porte ilegal de arma, ele atirou contra os agentes.
Leia Mais
Homem tentou matar dois policiais
Na manhã do crime, os policiais investigavam um furto no bairro Alvorada quando notaram a presença do réu, que chegou ao local, mas rapidamente tentou sair ao perceber a presença das autoridades.
Os agentes o reconheceram de outras ocorrências e decidiram abordá-lo. Antes mesmo de qualquer ordem ser dada, o homem sacou uma arma ilegal e atirou contra os dois policiais.
Após os disparos, ele fugiu e se escondeu em residências próximas, descartando a arma e as munições no caminho. A polícia localizou os objetos e constatou que os tiros não acertaram os agentes por erro de pontaria.
Julgamento e sentença
No Tribunal do Júri, realizado na última sexta-feira (7), os jurados seguiram a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenaram o réu por dois homicídios tentados qualificados (por serem cometidos contra autoridades) e por porte ilegal de arma de fogo.
A pena foi estabelecida em mais de 16 anos de prisão, além do pagamento de 14 dias-multa e indenização às vítimas.
A defesa ainda pode recorrer, mas a Justiça determinou que o condenado permanecerá preso, seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que “a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO