Governo do Estado garante verba de quase R$ 100 milhões para Pinhalzinho
Aeroporto,moradias e novo centro poliesportivo estão entre os investimentos
• Atualizado
O governo do Estado, confirmou nesta terça-feira (22), R$ 100 milhões em vervas para Pinhalzinho, no Oeste do Estado. Segundo o governo , os investimentos são para obras que prometem acelerar o desenvolvimento da cidade e melhorar a vida da população nos próximos anos.
O pacote foi anunciado pelo governador Jorginho Mello (PL) durante visita ao município. O maior valor é R$ 95,8 milhões para obras em áreas consideradas essenciais, como mobilidade, saneamento, habitação, esporte e infraestrutura.
Já o restante, cerca R$ 5 milhões, será para a construção do Centro Poliesportivo Municipal.
Aeroporto finalmente sai do papel
Uma das obras mais aguardadas pela comunidade é o Aeroporto Regional de Pinhalzinho. Após décadas de expectativa, o projeto recebeu sinal verde e terá investimento de R$ 14,6 milhões.
Segundo o governo, a estrutura será construída na Linha Boa Vista e deverá atender principalmente demandas da área da saúde, permitindo transporte mais rápido de pacientes e apoio a operações aeromédicas.
Novo complexo para esporte e cultura
Outro anúncio importante foi a construção do Centro Poliesportivo Municipal. A Prefeitura de Pinhalzinho afirma que o espaço será integrado ao Centreventos e ao Ginásio Neuro Isidoro Bugnotto, criando um grande complexo voltado para atividades esportivas, culturais e comunitárias.
A expectativa é ampliar o atendimento à população e oferecer mais estrutura para eventos e projetos que já movimentam milhares de moradores.
Mais moradias para atender o crescimento da cidade
Na habitação, Pinhalzinho receberá quase R$ 5 milhões para a construção de 41 casas populares por meio do programa Casa Catarina.
O projeto busca atender a crescente demanda habitacional do município, que vem registrando aumento populacional nos últimos anos. Além dos recursos, a prefeitura entrará com o terreno e parte das unidades previstas.
Água para acompanhar o desenvolvimento
O abastecimento de água também será reforçado com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que receberá R$ 26 milhões em investimentos.
A obra vai ampliar em 150% a capacidade de fornecimento e beneficiar cerca de 32 mil pessoas em Pinhalzinho, Nova Erechim e Águas Frias.
Avanço histórico no saneamento
O maior investimento anunciado será destinado à implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
Serão R$ 45 milhões para ampliar a rede de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando inicialmente moradores do Centro e do bairro Nova Divinéia.
A obra representa um dos maiores avanços em infraestrutura da história do município, trazendo impactos diretos na saúde pública, preservação ambiental e qualidade de vida.
Para o prefeito Alessandro Beltrame (Progressistas), os investimentos marcam o início de um novo ciclo de crescimento para a cidade.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO