Cotidiano Compartilhar
Sustentabilidade

Governo de SC e Celesc inauguram duas novas usinas solares em Lages

Além da entrega, foi realizada a assinatura do termo para viabilizar que as escolas utilizem a energia limpa gerada da companhia.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Roberto Zacarias/Secom
Foto: Roberto Zacarias/Secom

Nesta sexta-feira (21), durante o roteiro de entregas do governador Jorginho Mello na Serra Catarinense, também foram inauguradas duas novas usinas solares em Lages. Denominada Lages II, a usina tem capacidade para gerar 1 MW de energia elétrica e recebeu um investimento de R$ 4.662.000,00.

Simultaneamente, de forma simbólica, foi inaugurada também a usina fotovoltaica (UFV) de Campos Novos, com investimento de R$ 4.825.000,00 e também capacidade de geração de 1 MW. Além da entrega, foi realizada a assinatura do termo para viabilizar que as escolas utilizem a energia limpa gerada da companhia.

Foto: Roberto Zacarias/Secom

“A gente tá inaugurando obra, fazendo esse projeto de energia que é sensacional, energia limpa. Inauguramos aqui para eles fornecerem para toda a educação de Santa Catarina. Enfim, o trabalho da Celesc, junto com o Governo do Estado para que a gente possa ampliar o fornecimento de energia. A energia é base de tudo: do desenvolvimento e do progresso”, destacou o governador Jorginho Mello.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou o crescimento significativo da energia solar fotovoltaica no Brasil. “A capacidade instalada no Brasil é equivalente a quatro vezes a geração de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Isso reforça nosso potencial e compromisso com a energia limpa. Destinar essa energia para as escolas estaduais é um gesto importante junto à comunidade escolar”, afirmou.

Governo do Estado e Celesc inauguram duas novas usinas solares em Lages
Foto: Roberto Zacarias/Secom

Energia limpa para o Ministério Público de Santa Catarina

Durante o evento também foi mencionado o convênio entre o Ministério Público de Santa Catarina e a Celesc para o uso da energia limpa gerada pela UFV de Campos Novos.

Pedro Augusto Carvalho, Diretor de Regulação e Gestão de Energia da Celesc, explicou o modelo de negócio adotado com as fazendas solares, que consiste em alugá-las para instituições interessadas. “Já temos o Tribunal de Justiça utilizando a energia da UFV de Lages I. Ter mais essa parceria com o Ministério Público nos enche de orgulho e demonstra a preocupação dos órgãos públicos com a responsabilidade ambiental. Essas parcerias representam uma oportunidade de negócio para a Celesc e permitem que aproveitem a energia limpa e eficiente que produzimos”, ressaltou.

Transferência de terreno

Outro anúncio relevante foi a assinatura da cessão de uso de uma área de 15 mil metros quadrados da Celesc para a Prefeitura de Lages. Localizado próximo à Usina Hidrelétrica Caveiras, no Distrito de Santa Terezinha do Salto, o terreno será utilizado para regularizar e executar atividades do Centro de Educação Infantil Municipal e da Escola Municipal de Ensino Fundamental, além de autorizar a construção de uma Unidade Básica de Saúde do Salto Caveiras.

IMA

A cerimônia também contou com a celebração de um acordo entre a Celesc e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para cooperação técnica. A iniciativa dá mais agilidade e eficiência nos processos administrativos de licenciamento.

Também estiveram presentes os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann; da secretaria geral de Governo, Danieli Porporatti; da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck; da Articulação Nacional, Vânia Franco; o prefeito de Lages, Antônio Ceron; a deputada federal, Carmen Zanotto; o deputado estadual, Marcius Machado; e o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.