Cotidiano Compartilhar
Acolhimento

Filhote de macaco é adotado em zoológico de SC após ser rejeitado

O filhote de macaco-caranguejeiro nasceu de parto normal, mas seus dois irmãos estranharam a presença do novo integrante da família

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/Zoológico do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd
Foto: Divulgação/Zoológico do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd

Iuri é o mais novo habitante do zoológico do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú. Segundo profissionais do zoo, o filhote de macaco-caranguejeiro nasceu de parto normal, mas seus dois irmãos estranharam a presença do novo integrante da família e por isso a equipe colocou o animal em um ambiente próprio, que foi preparado especialmente para o filhote.

“Não podíamos perder tempo. A a decisão foi tomada sendo um grande desafio assumir a responsabilidade de ser a sua nova mãe”, comenta a bióloga Marcia Regina Gonçalves Achutti sobre a tomada de decisão. “A médica veterinária entrou em ação fazendo o atendimento inicial para então levar ao ambiente que foi especialmente preparado para ele, com aquecimento, bichinhos de pelúcia para ele interagir, cobertores, leite especial e mamadeiras”, acrescenta a bióloga referindo-se a veterinária Samara de Oliveira Freitas.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

A cada duas horas, a equipe se revezada nos cuidados com o macaco: mamadeira, higiene no corpo com algodão morno e troca dos cobertores fazem parte desse processo. Como os cuidados exigiam uma atenção de 24 horas foi decidido que Iuri passaria um período na residência da veterinária. “A equipe reunida novamente entrou na discussão de como cuidar desse animal sem estar se apegando a ele, e ele se apegar a uma pessoa. Várias estratégias foram discutidas para serem colocadas em prática”, explica Márcia, acrescentando que Iuri vai e volta todos os dias para a casa da veterinária Samara e vem se desenvolvendo rapidamente e com saúde.

De acordo com as equipes, este processo se estenderá por seis meses quando Iuri retornará definitivamente ao zoológico, mas ainda em um ambiente específico para “aos poucos, se adaptar à alimentação mais sólida, ou seja, com verduras, legumes cozidos, ração para primata e frutas diversas. Depois de adaptado é levado para tentar fazer a readaptação a família que leva um bom tempo para essa aproximação”, concluiu a bióloga.

Macaco-caranguejeiro ou Macaco-de-cauda-longa

O Macaco-caranguejo é encontrados no sudeste da Ásia, da Birmânia às Filipinas e ao sul pela Indochina, Malásia e Indonésia, em diversos habitats como florestas primárias, secundárias, ribeirinhas e costeiras e mangue. Eles possuem coloração acinzentada; o comprimento do corpo – não incluindo a cauda – é de 40 a 47 cm. O peso médio para o sexo masculino é de 4,8 a 7 kg e 3 a 4 kg para o sexo feminino, que representa aproximadamente 69% do peso do sexo masculino médio. Essa espécie costuma viver em grupos constituídos por cerca de trinta membros. Eles são onívoros e exploram diversos tipos de alimentos diferentes.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.