Cotidiano Compartilhar

Fiéis se preparam para a Festa do Divino Espírito Santo, em São José

Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na paróquia.

Por

• Atualizado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 170° Festa do Divino Espírito Santo, na Paróquia de São José, já tem data marcada para acontecer. Depois de dois anos de pandemia, sem a comemoração, a festa, que é Patrimônio Imaterial da cidade, será realizada entre os dias 28 e 30 de maio de 2022. Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na paróquia, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos a São José.

Vídeo: SCC News | SCC SBT

Preparação para a Festa do Divino Espírito Santo

Os preparativos para a Festa iniciaram no dia 17 de abril, com o envio das tradicionais bandeiras do divino, e também com as novenas. Nesta quarta-feira (18), acontece, a partir das 14h, o Divino Café, no Hard Rock Live Florianópolis. O SCC SBT estará presente com uma convidada especial, a Dona Maricotinha.

No dia 27 deste mês, as bandeiras retornam para a Igreja Matriz. Neste dia, a comunidade poderá participar da Divina Sopa, a partir das 20h30min.

A abertura oficial acontece no dia 28, às 18h30min, com o cortejo da Família Imperial. Logo depois, às 19h, terá missa.

História

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão; esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.

As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

publicidade
publicidade

Veja mais