Cotidiano Compartilhar
DE DAR ÁGUA NA BOCA

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos

Evento ocorre de 4 a 21 de julho

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Luciano Dias/Divulgação.
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode ocorre de 4 a 21 de julho e terá 12 restaurantes participantes. O tema desta vez é “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. O resultado dessa mistura são pratos de clara influência europeia, mas com alimentos tipicamente brasileiros como protagonistas.

Por sorteio, cada restaurante ficou responsável por destacar um ingrediente específico. O Funiculì Funiculá, por exemplo, criou o Perfekte Hochzeit (Casamento Perfeito). No prato, a brasileiríssima cachaça flamba e saboriza cubos de carne suína, que são acompanhados de nhoque à la romana. No restaurante Dona Cecília, o mousseline de banana-da-terra abre alas para uma portentosa costela suína. A batata recheada, iguaria popular em festas típicas da região, é apresentada na versão com batata-doce, uma criação da Schornstein Kneipe.

Neste ano, o trabalho de elaboração das receitas contou com a consultoria do chef Willian Aimar, graças a uma parceria da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do Festival Gastronômico, com o Sebrae/SC. Ele atuou para que os pratos representassem o tema desta edição, a riqueza da culinária local, assim como a diversidade dos restaurantes.

“O processo foi conduzido de forma co-criativa, pesquisando as adaptações culinárias, aperfeiçoando empratamentos e interagindo com o grupo para promover esse encontro de culturas”, conta Aimar.

Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única. O tema do 18º Festival Gastronômico de Pomerode também integra o evento às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

“Todos os anos temos a missão de construir um festival que equilibre novidades com a manutenção de uma identidade única no Brasil. Estamos preparando um grande evento, com a qualidade que Pomerode sabe oferecer”, comenta o presidente da Avip, Manfredo Goede.

Ambiente único

Além da gastronomia, o Festival de Pomerode tem características únicas no país. Todos os restaurantes são reunidos num mesmo local: o Pavilhão Municipal do Eventos. O ambiente é delicadamente decorado e garçons servem às mesas com louças de porcelana, talheres de metal e taças de cristal. Ou seja, embora o espaço seja de festa, tudo lembra um charmoso restaurante.

Haverá extensa programação de música ao vivo, apresentações culturais e aulas-show com chefs renomados, entre outras atrações. A agenda completa do festival será divulgada até o início de julho.

Pratos estrela do Festival Gastronômico de Pomerode

1 – Funiculì Funiculà
Ingrediente tropical: cachaça

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Perfekte Hochzeit (Casamento Perfeito)

Cubos de carne suína flambada com cachaça ao molho de páprica doce, mostarda e cebola, servidos com delicioso nhoque à la romana, assado no forno, macio por dentro e crocante por fora.

2 – Biergarten Pomerânia
Ingrediente tropical: farinha de mandioca

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Wurstteller (Mix de Salsichas Alemãs)

Clássicas salsichas artesanais dos tipos Krainer, Vienna e Bock, combinadas com chucrute e farofa especial do chef alemão Heiko Grabolle. Nesta releitura, a tradicionalíssima farofa brasileira ganha o sabor defumado único da linguiça Blumenau.

3 – Mon Cheri
Ingrediente tropical: amendoim

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Porco na Cerveja

A parte mais nobre do joelho de porco defumada e marinada em cerveja, depois assada no forno com verduras e especiarias típicas alemãs, acompanhada de molho de legumes, batatas wedge e salada caseira de chucrute, finalizados com farofa de amendoim.

4 – Spätzle
Ingrediente tropical: café

cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Mignon Suíno em Crostas de Especiarias e Toque de Café

Suculentos escalopes de mignon suíno, envoltos em uma crosta irresistível com toque de café e temperos selecionados, servidos sobre purê de aipim, espaguete de palmito e batatas sauté.

5 – Quintal Toillier
Ingrediente tropical: melado

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Magret de Pato Marinado em Melado e Especiarias

Magret de pato marinado em melado e especiarias por 24 horas e depois frito na manteiga. Acompanha repolho roxo e Spätzle de açafrão ao molho Kräuterkäse com toque de manjericão.

6 – Bierwein
Ingrediente tropical: milho

Festival Gastronômico de Pomerode divulga cardápio com pratos inéditos
Foto: Luciano Dias/Divulgação.

Rösti Recheada

Batata rösti recheada com milho e linguiça Blumenau, acompanhada de molho de queijos em que o tradicional Kräuterkäse é protagonista.

7 – Dona Cecília
Ingrediente tropical: banana-da-terra

Coroa de Costela Suína ao Mousseline de Banana da Terra

Costela suína marinada por 12 horas e assada em forno lentamente, acompanhada de cremoso mousseline de banana-da-terra e demi-glace de laranja, finalizados com chips de banana-da-terra.

8 – Wox
Ingrediente tropical: palmito

Tábua 200 Anos

Tábua de aperitivos que inclui: palmito e pepino em conserva, linguiça Blumenau, salame, torresmo crocante, queijo colonial, Schnitzel, chips de aipim e pão caseiro de aipim com
patê de palmito artesanal

9 – Torten Paradies
Ingrediente tropical: frutas tropicais

Eisbein à Pururuca com Purê Tropical

Nesta versão do clássico da cozinha alemã, o joelho de porco à pururuca vem acompanhado de um purê de maçã combinado com frutas tropicais. Completam o prato salsicha bock, molho do próprio assado, chucrute com especiarias e nhoque alemão.

10 – Garden
Ingrediente tropical: mandioca

Generoso corte de Prime Rib suíno grelhado com especiarias, acompanhado de mousseline de mandioca com queijo Kräuterkäse, repolho assado coberto com farofa de torresmo e crisps de repolho. Finalizado com beterraba em conserva e molho de mostarda.

11 – Schornstein Kneipe
Ingrediente tropical: batata-doce

Batata-doce recheada

Batata-doce gratinada no forno, ao creme de queijos parmesão, provolone, muçarela e Kräuterkäse coberto com crispy de linguiça Blumenau e milho crocante de mostarda e mel.

12 – Bayern Grill

Herança Germânica

Panceta suína servida com salada de maionese de cará, batatas e cenoura, acompanhadas de purê de maçã, farofa de bacon e tomate-cereja.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.