FEBRANOX 2024: Evento debate tendências e inovações no setor metal-mecânico
A indústria cresceu 5,2% no primeiro semestre deste ano
• Atualizado
A indústria metalmecânica de Santa Catarina tem experimentado um crescimento nos últimos anos, especialmente em 2024, impulsionada pelo avanço das inovações tecnológicas e o aumento da demanda de materiais mais modernos. O setor, essencial para setores como a construção civil, automobilística, naval e bens de consumo, estão integrando novas soluções, como automação, inteligência artificial e manufatura aditiva, para tornar os processos mais ágeis, sustentáveis e eficientes.
A indústria cresceu 5,2% no primeiro semestre deste ano, quase o mesmo aumento dos serviços – 5,6% e pouco abaixo do desempenho do comércio que avançou 7,2%. A indústria catarinense foi impulsionada pela alta de 17,6% na produção de equipamentos elétricos e um crescimento de 9,5% no setor metalúrgico. Exportações de máquinas e equipamentos também contribuíram para o crescimento do setor, refletindo o aumento da demanda externa, principalmente para os Estados Unidos.
Uma das principais transformações que tem movido essa indústria é a adoção de materiais como aço inoxidável, alumínio, polímeros e fibras, que proporcionam maior resistência e leveza nos produtos finais. Esses materiais além de contribuírem para a inovação de processos produtivos, são fundamentais para o desenvolvimento de produtos de alta performance em diversos segmentos industriais.
Como uma grande extensão litorânea, Santa Catarina necessita de grande demanda de materiais resistentes à corrosão, ferrugem e oxidação para uso em construção civil, arquitetura urbana e indústria naval, além do uso em próteses e equipamentos médicos. Empresas locais têm investido em novas tecnologias que permitem a fabricação de componentes mais complexos, com melhor acabamento e durabilidade, ao mesmo tempo em que reduzem os custos operacionais e o consumo de recursos naturais.
Outro destaque é o papel das instituições de ensino e pesquisa, como o Senai e o Sebrae, que têm sido grandes apoiadoras na capacitação profissional e no fomento da inovação. Com o cenário da expansão industrial, o Seminário FEBRANOX é um marco importante para o setor, trazendo especialistas para debater as tendências em materiais e processos. Valter Biason, proprietário da Allkaz Equipamentos e diretor de eventos do SIMMMEF – Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Metropolitana de Florianópolis conta os detalhes do seminário que vai acontecer no dia 07 de novembro no SENAI, em São José, das 13h30 às 18h30.
O evento é promovido pelo SIMMMEF e CLW Estruturas Metálicas, Perfyaço Metais, SICREDI, FIESC, Metal Plus Estruturas Metálicas, Multiporte Telhas Autoportantes, Prime Internacional e Intech Boating. Valter conta que o evento vai ter a participação de palestrantes renomados e abordará soluções e novidades em produtos como inox, alumínio, fibra, tratamento de superfície, acessórios e insumos industriais.
“Este seminário é uma oportunidade imperdível para expandir o conhecimento e explorar novas possibilidades de aplicação desses materiais em sua indústria”, comemora ele, reafirmando que a evolução da indústria metalmecânica catarinense coloca o Estado como um dos maiores polos industriais do país, consolidando-se como referência em inovação tecnológica e processos industriais modernos.
O seminário FEBRANOX é o ponto de encontro para profissionais e empresas que pretendem se atualizar sobre as mais recentes inovações em materiais e processos industriais, trocar experiências e ampliar oportunidades de negócio.
Sobre o SIMMMEF
Fundado em 1987, promove o fortalecimento da indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico na Região Metropolitana de Florianópolis. Com 75 empresas associadas, é uma força ativa no desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
Quando: 07 de Novembro
Onde: SENAI – Distrito Industrial de São José
Horário: das 13:30h às 18:30h
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO