Em Santa Catarina, cerca de 400 mil pessoas moram sozinhas
No Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas moram sozinhas, segundo a pesquisa
• Atualizado
Uma pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que, do total de 2,6 milhões de domicílios em Santa Catarina, em 2021, 15% são unipessoais, o que significa que 398 mil domicílios são de pessoas que moram sozinhas.
Segundo Carolina Figueiredo, influenciadora digital, que mora sozinha há 10 anos, a experiência de morar sozinha faz a pessoa ter uma vida muito peculiar, única. “Você consegue trabalhar com o que você gosta, acordar e dormir na hora que você quer, assistir aquele programa de TV que você mais gosta sem ninguém te incomodar, e morar num apartamento também tem muitas vantagens, como não precisar sair para ir a uma academia, por exemplo”, destaca Carolina.
A psicóloga Marina Sorrentino explica que, apesar dos pontos positivos, é importante ficar atento para que o fato de morar sozinho não se transforme em um isolamento social. “O ser humano é movido por pequenos prazeres e alguns desses prazeres precisam ser junto com outras pessoas. Então, manter uma rotina num final de semana, conviver com amigos, ver pessoas, é importante para não se isolar”, ressalta.
No Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas moram sozinhas, de acordo com a pesquisa do Pnad Contínua.
Confira a reportagem
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO