Educação Compartilhar
programa de capacitação

Prefeitura de Joinville oferece cursos gratuitos para produtores rurais

Cursos gratuitos para produtores rurais fazem parte do programa de capacitação continuada “Projeto Cultivando o Saber”

Por

• Atualizado

Foto: Prefeitura de Joinville | Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville | Divulgação

A Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), realiza, neste mês de agosto, cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais. As aulas serão ministradas na sede da UDR (Rodovia SC-418, em Pirabeiraba), das 8h às 17h. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser produtor ou trabalhador rural.

Os cursos gratuitos para produtores rurais fazem parte do programa de capacitação continuada “Projeto Cultivando o Saber”, realizado pela Prefeitura de Joinville em parceria com o Sindicato Rural de Joinville, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Administração Regional de Santa Catarina (Senar/SC). O objetivo é promover o desenvolvimento do setor rural do município.

Confira:

Cursos

As aulas desta terça (02) e quarta-feira (03), abordam legislação sanitária; requisitos necessários para o processamento de carne ovina; sanitização das instalações, equipamentos e utensílios, agregação de valores; classificação; composição; matérias primas, ingrediente e equipamentos; cortes; fabricação de embutidos, afiambrados e similares (presunto, linguiça salame, defumados e hambúrguer); preparo para consumo; conservação e validade.

O curso Criação de Bezerras e Novilhas será nos dias 15 e 16/8, e ensinará sobre a importância da criação adequada, principais raças e principais práticas de manejos.

De 17 a 18/8, ocorre a capacitação Organização da Propriedade Rural – Programa 5S. Na programação do curso, estão os seguintes assuntos: conceito de qualidade, o que é 5S (sua origem e benefícios na propriedade rural), senso da Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.

Nos dias 18 e 19/8, é a vez do curso de Confeitaria. Os alunos aprendem sobre higiene e saúde na manipulação de alimentos, receitas e preparo de pastel, assados, esfirra, risoles, empadinha, beijinho, cajuzinho, brigadeiro, torta de abacaxi com massa flora, glacês e bolo de festa com massa de pão de ló.

O último curso de agosto é dia 25, que trata sobre Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural. Será ensinado responsabilidade, operação, impressão e relatórios da nota fiscal eletrônica do produtor rural.

As inscrições podem ser feitas diretamente na UDR, das 7 às 12 horas, pelos telefones (47) 3424-1188 ou 3424-1177 ou pelo e-mail [email protected] As vagas são limitadas. Para os cursos em período integral, o almoço não está incluído na programação e será de responsabilidade de cada participante.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

publicidade
publicidade

Veja mais