Curso de jardinagem capacita pessoas em situação de vulnerabilidade
Curso de jardinagem capacita pessoas em situação de vulnerabilidade
• Atualizado
Dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que, no Brasil, aproximadamente 13,5 milhões pessoas buscam uma vaga no mercado de trabalho, o que corresponde a uma taxa de desemprego na ordem de 12,6%. Nesse panorama, a capacitação profissional se tornou um elemento decisivo para quem busca novas oportunidades.
Diante dessa realidade, a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Agricultura, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural finalizou nesta terça-feira (14) a capacitação da primeira turma do curso de jardinagem formada por pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foram dois dias divididos em disciplinas teóricas e práticas. Na sala de aula, os alunos aprenderam noções de marketing, estratégias de negócios e fortalecerem seus conhecimentos sobre a situação do mercado no município. Na parte prática, tiveram a oportunidade de por a mão na massa e plantaram as flores de um jardim localizado ao lado do Abrigo Provisório, no bairro Caminho Novo.
“O nosso objetivo foi capacitar o público ligado à Secretaria de Assistência Social para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e, assim, promover sua reinserção na sociedade. Temos a certeza que esse público, após o processo de ressocialização, contribuirá de maneira efetiva para o desenvolvimento de nossa cidade” destaca Douglas Machado, ministrante das aulas e assessor técnico da Secretaria de Agricultura de Palhoça.
Os alunos receberam um certificado de participação reconhecido pelo SENAR e com validade em todo o território nacional. Durante o curso, que foi realizado integralmente de forma gratuita, foi oferecido aos participantes café da manhã, almoço e café de tarde.
Para Claudir de Oliveira, que completou a capacitação, “muito mais do que uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, o curso serviu para dar um novo rumo profissional para muitos de nós. Vivemos em uma situação de vulnerabilidade e tenho certeza que agora, com o certificado em mãos, teremos outras chances e um novo recomeço”.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO