Educação Compartilhar
Linda iniciativa

BiblioBike: projeto vai passar em escolas do campo de Chapecó

Projeto irá passar por cinco escolas entre os dias 8 e 12 de abril. Além disso, serão distribuídos exemplares do “Diário do Leitor BiblioBike”

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: Madeleine Photo / Divulgação
Imagem: Madeleine Photo / Divulgação

A BiblioBike surgiu em 2016, em Chapecó, com o propósito de levar o encanto pela leitura e o amor pelos livros a todos os cantos possíveis. O projeto tem circulado por parques, praças, escolas e bibliotecas de diversas cidades. Uma ideia que nasceu da genuína vontade de compartilhar livros e histórias com as pessoas.

Agora, a bicicleta-biblioteca também vai chegar nas cinco escolas do campo de Chapecó, levando histórias e livros para mais de 600 estudantes da Rede Pública Municipal, em 10 intervenções literárias.

As apresentações ocorrem entre os dias 8 e 12 de abril, na EBM. Linha Campinas, EBM. Água Amarela, EBM. Agropecuária Demétrio Baldissarelli, EBM. Alípio José da Rosa e EBM. Sede Figueira. Durante as intervenções são realizadas contação de histórias e mediação de leituras, promovendo o acesso dos alunos ao acervo de mais de 300 livros da BiblioBike.

“É importante levar esse projeto para as escolas do campo de Chapecó, pois muito raramente recebem ações artístico-culturais, e por se tratar de um projeto que tem o objetivo de levar uma experiência diferenciada de acesso ao livro, leitura e literatura”

Camila Miotto, mediadora de leitura e idealizadora do projeto.
Imagem: Madeleine Photo / Divulgação

Além disso, serão distribuídos exemplares do material “Diário do Leitor BiblioBike”, desafiando os estudantes a continuar seu processo de leitura e de conhecer novos livros.

“Este material contém ‘provocações’ para que os pequenos leitores continuem suas aventuras pelo mundo dos livros e da literatura, além de conter também uma ilustração da BiblioBike, para que possam usar a criatividade e colorir”, destaca Camila.

As apresentações também serão seguidas de bate-papo sobre o processo de concepção do projeto, escolha do acervo e como a equipe trabalha por meio das políticas públicas da cultura para levar as intervenções para diversos lugares.

O projeto BiblioBike nas Escolas do Campo de Chapecó foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 010/2023 – Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó: Edição 2023.

Como contrapartida, também será realizada uma intervenção literária com a BiblioBike na Humana Sebo e Livraria de Chapecó, em evento aberto ao público, no dia 07 de julho, na 2ª Festa Literária.

Agenda

  • 08/04 – EBM. Linha Campinas
  • 09/04 – EBM. Água Amarela
  • 10/04 – EBM. Agropecuária Demétrio Baldissarelli
  • 11/04 – EBM. Alípio José da Rosa
  • 12/04 – EBM. Sede Figueira
  • 07/07 – 2ª Festa Literária da Humana Sebo e Livraria

Com supervisão de Mariana Pedrozo

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.