Cotidiano Compartilhar
ARTE URBANA

Artistas de Joinville levam arte urbana a festival em Londres

Igor Gori e Guime participam como convidados do Kingston Street Art Festival, que reúne mais de 45 artistas e transforma ruas da cidade inglesa em espaços de criação

• Atualizado

Rodrigo Santanna

Por Rodrigo Santanna

Igor Gori e Guime, artistas de Joinville, participam como convidados de festival de arte urbana em Londres  | Foto: Reprodução | Divulgação
Igor Gori e Guime, artistas de Joinville, participam como convidados de festival de arte urbana em Londres | Foto: Reprodução | Divulgação

A arte urbana que começou nas ruas de Joinville conquistou espaço em um festival internacional em Londres. Os artistas visuais Igor Gori e Guime, ambos de Joinville, participam como convidados da segunda edição do Kingston Street Art Festival, que ocorre nos dias 22 e 23 de agosto, na capital inglesa.

Os dois estão entre os artistas selecionados para participar das intervenções realizadas durante o evento, que reúne mais de 45 nomes de diferentes regiões do Reino Unido. A programação inclui pinturas e murais produzidos ao vivo, além de oficinas e atividades abertas à comunidade.

A participação coloca dois artistas que construíram parte da trajetória no grafite e na arte urbana de Joinville em uma programação internacional dedicada justamente à ocupação artística dos espaços públicos.

De Joinville para a Inglaterra

Guime começou a grafitar aos 14 anos, em Joinville. Desde 2012, atua com intervenções urbanas na cidade e em outras regiões de Santa Catarina.

Ao longo da carreira, participou de projetos de grande escala, entre eles a pintura das empenas do prédio da Secretaria de Saúde de Joinville. Também integrou o Upfest, festival internacional de arte urbana realizado na Inglaterra.

Hoje vivendo no país europeu, o artista trabalha com murais, ilustrações digitais e modelagem 3D.

Obras de artistas joinvilenses ganham espaço em festival de arte urbana em Londres | Foto: Reprodução | Divulgação

A trajetória de Igor Gori também começou na arte urbana em Joinville. Aos 33 anos, o artista soma mais de 15 anos de atuação e trabalha com diferentes linguagens, como muralismo, pintura, tatuagem e arte digital.

Formado em Design de Planejamento Visual, Gori combina elementos do design com referências do universo urbano, do lúdico e do onírico.

Além da participação no festival em Londres, ele aproveita a passagem pela Europa para desenvolver outro trabalho. Gori foi convidado para atuar como tatuador em um estúdio na cidade de Nürnberg, na Alemanha.

Festival transforma ruas em galerias

O Kingston Street Art Festival surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando a relação da população com os espaços externos mudou. A partir dessa experiência, a organização passou a promover intervenções artísticas em áreas públicas de Kingston.

Antes do festival, o projeto já havia recebido mais de 100 artistas em ações realizadas na cidade.

A primeira edição do evento ocorreu no ano passado e levou artistas para diferentes pontos do centro de Kingston. A proposta é permitir que moradores e visitantes acompanhem a produção das obras enquanto elas são criadas.

Neste ano, além das pinturas ao vivo, a programação prevê oficinas e atividades de interação com a comunidade.

Para os artistas de Joinville, a participação representa mais uma etapa de uma trajetória que começou nas ruas da cidade catarinense e alcançou o circuito de arte urbana europeu.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS