Cultura Compartilhar
Sábado, às 9h

Após ser revitalizado, Mercado Público da Palhoça será reaberto ao público neste sábado

Reinauguração é mais uma ação de celebração do aniversário de emancipação política e administrativa do município

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação Prefeitura de Palhoça
Foto: Divulgação Prefeitura de Palhoça

A Prefeitura de Palhoça fará a reinauguração do revitalizado Mercado Público Municipal neste sábado (24), às 9h, em mais uma ação de celebração do aniversário de emancipação política e administrativa do município.

O prédio do Mercado Público foi construído na década de 1950, a pouco mais de cem metros da Praça Sete de Setembro, no Centro Histórico do município. É um marco importante da história de Palhoça, pois conserva traços da cultura e da arquitetura açoriana. “O Mercado Público Municipal é um local histórico, e com a revitalização nós estamos resgatando nossa história e nossa cultura. O Mercado Público sempre foi um local de convivência da nossa população, e nós queremos que volte a ser uma referência para os palhocenses”, afirma o prefeito Eduardo Freccia.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


O prédio foi todo reformado, assim como a iluminação de destaque. “Durante a noite, o Mercado Público vai ser uma atração à parte”, destaca a secretária de Administração, Cristina Schwinden.

A Secretaria de Administração realizou uma concorrência pública para a concessão do direito de utilização dos espaços destinados ao comércio. Dos cinco espaços comerciais disponibilizados, apenas um ainda não foi licitado – o box 7, onde deverá funcionar uma peixaria. Os outros quatro espaços já estão definidos: o box 1 vai vender sorvetes e açaí; o box 3 será uma pastelaria e também venderá caldo de cana; o box 4 será uma verdureira, com hortifrutigranjeiros e orgânicos; e o box 5 será um café e choperia, também com a venda de sucos e cervejas.

A concessão para a exploração comercial dos boxes foi feita por meio da seleção da “maior oferta financeira pela aquisição do contrato de concessão de uso a título oneroso”, segundo consta no edital de aviso de licitação – concorrência pública número 39/2020. “A concessão do Mercado Público faz parte do programa Palhoça Mais Eficiente, que permite melhorias em serviços e obras por meio do fomento ao investimento privado em projetos públicos, com soluções inovadoras e eficientes. Neste caso da concessão do mercado municipal, estamos promovendo a gestão do espaço público pelo setor privado”, explica a secretária.

Os outros dois boxes serão destinados à administração municipal. Um deles será utilizado permanentemente pela Secretaria da Fazenda, como um local onde o cidadão vai poder ter acesso aos serviços pertinentes à pasta; o outro será utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e deve funcionar como um centro de exposições culturais e de comercialização de artesanato, onde serão expostos trabalhos realizados por participantes dos cursos da Casa da Cultura e das Escolas Profissionais, além dos produtos de outras entidades com atuação semelhante, como a Feira da Economia Solidária.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.