Crise no Corpo de Bombeiros de Araquari: voluntários denunciam irregularidades e diretoria se posiciona
A falta de transparência financeira seria uma das principais denúncias levantadas pelos voluntários
• Atualizado
Na última quarta-feira (28), os voluntários do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari comunicaram nas redes sociais sobre a ausência de equipes devido ao pedido de desligamento dos voluntários.
Além disso, o comunicado de desligamento, assinado por Oziel de Menezes, responsável pela comunicação da instituição, destacou o pesar pela saída do Comandante Charles Constantino.
“O Comandante Charles tem desempenhado um papel crucial em nossa instituição, destacando-se pela obtenção de recursos e doações fundamentais para a manutenção e operação dos nossos serviços. Sua liderança e empenho têm sido pilares na promoção da segurança e bem-estar da comunidade de Araquari, e seu desligamento inesperado do cargo representa uma perda para todos nós”, afirma.
Segundo Oziel de Menezes, outros voluntários também decidiram assinar o termo de desligamento. A falta de transparência financeira seria uma das principais preocupações levantadas pelos voluntários. Ainda de acordo com o relato do bombeiro, por anos, eles solicitam uma prestação de contas detalhada, sem obter resposta da diretoria.
O que diz a Prefeitura de Araquari
Em nota, a prefeitura do município afirmou o apoio ao Corpo de bombeiros de Araquari ao repassar o montante financeiro para a instituição.
Veja na íntegra
A Prefeitura de Araquari repassou para o Corpo de Bombeiros Voluntários o valor de R$ 600 (seiscentos mil reais) divididos em doze parcelas de R$ 50 (cinquenta) mil reais, por mês, conforme previsto na Lei 3.828/2023. A última parcela foi paga em fevereiro de 2024, mês em que venceu o Termo de Fomento assinado no ano anterior (2023).
O novo Termo de Fomento (com vigência de março 2024 a fevereiro de 2025), foi aprovado pela Câmara de Vereadores e teve um reajuste para R$ 660 (seiscentos e sessenta mil), sendo que será pago em doze parcelas de R$ 55 mil reais, a primeira já no próximo mês, conforme o Cronograma de Desembolso apresentado no Plano de Trabalho da corporação.
Conforme previsto em Lei, o repasse por parte da Prefeitura é feito mediante a entrega da prestação de contas por parte do Corpo de Bombeiros, que está em dia.
Além das denúncias de ausência de transparência financeira, os bombeiros voluntários destacam a ausência de materiais essenciais para a limpeza e desinfecção de equipamentos, manutenção de segurança das ambulâncias e falta de recursos básicos.
“Desde dezembro enfrentamos escassez de materiais essenciais para a limpeza e desinfecção de equipamentos, colocando em risco tanto os bombeiros quanto as pessoas atendidas. Os voluntários têm sido obrigados a trazer de casa materiais de escritório, como fichas, devido à falta de fornecimento pela diretoria”, dizia o comunicado à imprensa”.
Em contraponto, os Bombeiros Voluntários de Araquari fizeram uma declaração justificando as denúncias e exclarecendo sobre o reestabelecimento do atendimento à comunidade.
“A diretoria do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari informa que o atendimento à comunidade será restabelecido a partir de sexta-feira, 1 de março, com equipes especializadas e aptas para o serviço. Por enquanto, o atendimento de emergência segue sendo pelo feito 193 por meio do Corpo de Bombeiros Militar.
Também estamos disponibilizando a Prestação de Contas referente ao exercício 2022 a 2023, balanço necessário para o recebimento de recursos públicos, como é o caso dos convênios firmados com a Celesc e Prefeitura Municipal de Araquari.
O Corpo de Bombeiros Voluntários atua em Araquari há mais de duas décadas, e lamenta as informações inverídicas que estão sendo disseminadas pelas redes sociais.
Reforçamos que um ofício foi enviado no dia 19 de Janeiro de 2024, convocando toda a corporação (efetivos e voluntários) para uma reunião de prestação de contas que seria realizada no dia 29/01/2024 às 19h. O documento foi assinado pelo ex-comandante. Infelizmente, por motivos que desconhecemos, a informação não chegou até os voluntários
Em nenhum momento a diretoria foi procurada para esclarecer dúvidas. Erramos em centralizar a nossa comunicação, (diretoria – voluntários), em uma única pessoa, estamos revisando o protocolo de repasse de informações. Ainda estamos aguardando, por exemplo, a devolução das senhas de acesso aos perfis das redes sociais da corporação”.
Estagiária Sarah Falcão sob a supervisão de Carolina Sott.
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