Cotidiano Compartilhar
Feriado

Corpus Christi: tradição religiosa colore ruas de cidades em Santa Catarina; veja imagens

Cidades organizam a tradicional confecção dos tapetes

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Felipe Bastos / SCC SBT
Foto: Felipe Bastos / SCC SBT

As cidades catarinenses estão mais coloridas com os tapetes de Corpus Christi, que marca a data religiosa da Igreja Católica. A decoração religiosa é uma tradição nos municípios brasileiros.

Logo cedo, nesta quinta-feira (8), os féis e os membros das paróquias se organizam para usar serragem colorida, areia e até sal para construir as imagens que remetem a tradição religiosa.

Biguaçu

Em Biguaçu, a preparação para a Missa e Procissão de Corpus Christi iniciou cedo. Durante toda a manhã, mais de 300 pessoas de várias Pastorais e Movimentos participaram da confecção dos tapetes que receberão a passagem de Jesus Eucarístico.

A Procissão ocorre após a Celebração da Missa, que será realizada na Praça Nereu Ramos, no Centro, em frente à Igreja Matriz, às 15h. As pessoas que puderem, são convidadas a levar alimentos e cobertores que serão doados.

Chapecó

A programação do Corpus Christi, em Chapecó, iniciou às 7h, com a confecção dos tapetes, que ficam em exposição durante todo o dia.

Uma missa solene está marcada para às 15h, na Catedral Santo Antônio, no Centro da cidade. Os féis farão uma procissão em seguida a celebração religiosa, às 16h. As paroquias nas comunidades também estão com programação de missas durante o dia.

Itajaí

Os moradores de Itajaí também preparam desde cedo os tapetes de Corpus Christi. Os tapetes coloridos foram feitos em frente a Paróquia Santíssimo Sacramento, no Centro da cidade. A procissão ocorre às 15h em volta da igreja.

Florianópolis

Na Grande Florianópolis, são 65 mil fiéis, se reunindo nas suas paróquias. Os moradores chegaram cedo, por volta das 8s para começar a enfeitar as artes que neste ano tem como tema corações ardentes e pés a caminho.

Veja a reportagem

Qual é a origem do Corpus Christi?

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas, de acordo com informações do Vaticano.

“Os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo”, explica a igreja.

A Festa de Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no seculo XII: um Movimento Eucarístico na Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Liege. Santa Juliana de Monte Cornillon, (ou Juliana de Liége) era superiora da Abadia.

“Santa Juliana de Liege sempre teve uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento. E esperava que tivesse uma festa especial em sua honra. Este desejo se diz ter intensificado por uma visão que teve da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade”, detalha o Vaticano. Com o passar dos anos, a festa de Corpus Christi foi oficialmente incorporada ao calendário católico.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×