Colocar o CPF na nota aumenta o Score?
Descubra se essa prática realmente influencia a pontuação de crédito.
• Atualizado
Muita gente acredita que incluir o CPF na nota fiscal pode aumentar o Score. Mas será que essa prática realmente influencia a pontuação de crédito? Entenda o que está por trás desse hábito, os benefícios reais e como você pode melhorar o relacionamento com o mercado financeiro.
Leia Mais
Apesar de popular, a ideia de que o CPF na nota tem impacto no Score é um mito. A pontuação de crédito é calculada com base em dados como histórico de pagamentos, dívidas negativadas e consultas ao CPF feitas por terceiros.
Colocar o CPF na nota fiscal não faz parte dessa análise, pois a prática está mais relacionada ao controle fiscal do que à avaliação de crédito, conforme informa o próprio Serasa.
Como aumentar o Score?
Colocar o CPF na nota não muda em nada o Score, mas há outras atitudes que podem aumentar a pontuação e, consequentemente, as chances de conseguir crédito.
• Pagar as contas em dia
Manter as contas em dia é um dos principais fatores de boa pontuação. Por outro lado, pagamentos atrasados e dívidas em aberto podem diminuir o Serasa Score. Assim, o atraso de um boleto já pode influenciar negativamente o cálculo.
• Renegociar dívidas
A inscrição de uma dívida no cadastro de inadimplentes tem impacto negativo no Score. Afinal, qual a segurança de uma empresa para ceder crédito a um consumidor que está negativado?
• Mantenha um bom histórico de crédito
O histórico do Cadastro Positivo é um registro das atividades financeiras do consumidor, incluindo pagamento de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito.
Ele é construído ao longo dos meses e anos, com o pagamento em dia das faturas.
*As informações são do Serasa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO