Cotidiano Compartilhar
área de escape

Vídeo: Caminhão com carga altamente inflamável escapa de acidente na BR-376

Motorista percebeu problemas nos freios e utilizou área de escape para frear veículo

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arteris | Reprodução
Foto: Arteris | Reprodução

A Área de Escape do km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba, foi novamente decisiva para evitar possível acidente envolvendo caminhão com carga altamente inflamável: 11 toneladas de Etanol, durante a manhã de segunda-feira (29).

A ocorrência foi registrada às 08h14, quando o condutor do caminhão, homem de 46 anos, percebeu os problemas nos freios do veículo. Como já conhecia a área de escape, direcionou o caminhão para o interior da área, percorrendo 50 metros até a parada em segurança. No mesmo momento, outros dois automóveis utilizavam a margem da área de escape, após se envolverem em um acidente de pequenas proporções minutos antes.

Equipes da concessionária foram acionadas para o local, prestando o atendimento aos envolvidos – ninguém se feriu. Em seguida, também foram realizados os procedimentos de remoção do caminhão, utilizando o pórtico rolante automatizado. O veículo foi removido e encaminhado para local de apoio.

“Essa é uma ocorrência que evidencia a importância desse dispositivo. Não é possível dimensionar o potencial de dano que um caminhão com esse tipo de carga poderia causar, descendo sem freios a Serra do Mar – tanto do ponto de vista humano, das vidas no trânsito, quanto também do ponto de vista ambiental. Mais uma vez, essa estrutura cumpriu seu objetivo”, avalia José Júnior, gerente de operações.

Essa área de escape foi construída pela Arteris Litoral Sul em 2019 – e desde então já foi utilizada 135 vezes, com 228 vidas salvas. Já na outra estrutura, no km 671,7 – construída em 2011 – já são 301 entradas, com 430 vidas salvas. Juntas, as áreas somam 436 entradas com 658 vidas salvas.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.