Cotidiano Compartilhar
Fiscalização

Blitz Sanear lacra 14 tubulações de esgoto clandestino em Florianópolis

Operação resultou em lacres no bairro Ratones e em multas e intimações no Sambaqui

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Florianópolis\Reprodução
Foto: Prefeitura de Florianópolis\Reprodução

A Blitz Sanear, força-tarefa contra esgoto irregular da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, fiscalizou, ao longo da última semana, imóveis em seis bairros da capital, com mais de uma dezena de lacres de ligações clandestinas na Tapera e em Ratones, além de multas e intimações no Sambaqui. Outros bairros que receberam operações da Blitz foram Agronômica, Saco dos Limões e Canasvieiras.

Na Tapera, no Sul da Ilha, o grupo lacrou ao todo 14 tubulações que despejavam esgoto diretamente no mangue, após solicitação do Ministério Público Federal. Os lacres foram realizados em um terreno com várias casas na Rua Alexandre Virgilino Lopes e em outra casa em uma servidão próxima. Outros imóveis na Rua José Olímpio da Silva apresentavam irregularidades mais simples e receberam orientação sobre como fazer a regularização.

Atendendo a denúncias de esgoto irregular, a Blitz Sanear verificou em Ratones, no Norte da Ilha, tubulações aparentes na rede de drenagem pluvial na Est. Intendente Antônio Damasco, solicitando à Intendência o lacre das ligações. Outra denúncia foi confirmada em um condomínio na Rua Ilha dos Tucanos; a força-tarefa voltará ao local para fazer um pente-fino em suas ligações sanitárias.

Em outra operação da última semana, a Floram multou por crime ambiental uma casa na Rua Rafael da Rocha Pires, em Sambaqui, que lançava esgoto diretamente na rede pluvial. Este imóvel e outros dois, localizados na mesma rua do bairro do Norte da Ilha, receberam intimação da Vigilância Sanitária (VISA) para regularizar os seus sistemas de tratamento.

Com ações diárias de segunda a quinta-feira, a Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Floram, VISA, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também constatou irregularidades em imóveis de Canasvieiras e do Saco dos Limões, com os responsáveis recebendo prazo de 30 dias para regularização.

As operações da força-tarefa programadas para esta semana serão nos bairros Barra da Lagoa, Canasvieiras, Campeche e Córrego Grande.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×