Cotidiano Compartilhar
Apagão

Apagão nacional foi desencadeado por atraso no tempo de resposta de equipamento, diz ONS

Luiz Carlos Ciocchi participou de audiência pública na Câmara dos Deputados e explicou o que pode ter causado falha

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News/Reprodução
Foto: SBT News/Reprodução

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, participou de audiência na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), e explicou o que pode ter causado o apagão nacional de 15 de agosto.

Segundo Ciocchi, o ONS descobriu que o “evento zero”, que provocou a queda de energia em 25 estados e no Distrito Federal — com a exceção de Roraima, que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SNI) –, “foi uma abertura de linha, de 500 kilovolts, no Ceará, ligando Quixadá a Fortaleza”. 

“Esse desligamento não foi a causa do fenômeno”, explicou, pontuando que o atraso no tempo de resposta de um equipamento provocou a falha no sistema elétrico.

“Com dados de um pequeno aparelho das usinas próximas a essa linha de transmissão, chamado regulador de tensão, descobrimos o tempo que demorou para entrar em ação. Deveria ser da ordem de 15 milissegundos. E tinha sido maior, de 90, 100 milissegundos. Foi a pista para que o ONS fizesse simulação com esses tempos e, aí sim, conseguíssemos reproduzir o evento. A grande pista que foi discutida com técnicos, engenheiros, professores, experts do setor, é que aí que está causa de uma série de outros pequenos eventos e abertura de linhas que levaram a essa desconexão”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.