Variante Delta apresenta maior risco de reinfecções, diz estudo
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 11 casos da variante delta foram detectados até 19 de junho
• Atualizado
A variante Delta do novo coronavírus, detectada inicialmente na Índia, pode aumentar o risco de reinfecção da doença na população. O estudo, publicado na revista científica Cell., tem a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que observou o soro de pessoas previamente contaminadas por outras cepas, como a Gama, identificada originalmente em Manaus e a Beta, detectada na África do Sul.
De acordo com o estudo, a capacidade de neutralizar a cepa Delta é 11 vezes menor quando comparada com as outras variantes. “A capacidade de neutralizar a cepa é 2,5 vezes menor para o imunizante da Pfizer e 4,3 vezes menor para o da Astrazeneca”.
Os pesquisadores ressaltam que os índices são semelhantes aos verificados com as variantes Gama e Alfa, que emergiram no Brasil e no Reino Unido, e não há evidência de fuga generalizada da neutralização, diferentemente do registrado com a variante Beta.
“Parece provável, a partir desses resultados, que as vacinas atuais de RNA e vetor viral fornecerão proteção contra a linhagem B.1.617, embora um aumento nas infecções possa ocorrer como resultado da capacidade de neutralização reduzida dos soros”, afirmam os pesquisadores no artigo.
O estudo foi liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mas contou com a colaboração científica envolvendo 59 pesquisadores de outros países, como Estados Unidos e Brasil.
Variante Delta
A variante Delta é um subtipo da linhagem viral B.1.617, que emergiu na Índia em outubro de 2020. Em maio deste ano, após ser associada ao agravamento da pandemia na Índia e no Reino Unido, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a organização, a variante circula em, pelo menos, 85 países do mundo.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 11 casos da variante delta foram detectados até 19 de junho.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO