Prefeitos relatam falta de oxigênio em hospitais e pedem ajuda ao Governo Federal
O ofício destaca os registros de escassez e iminente falta de insumos imprescindíveis para enfrentar à COVID-19 em todo país.
• Atualizado
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou um ofício na última quinta-feira (18), ao presidente da República e ao Ministério da Saúde, pedindo providências imediatas em relação a falta de insumos para tratamento de pacientes com Covid-19.
“O aumento sem precedentes no número de contaminados com o coronavírus e da demanda por atendimento hospitalar aponta para um cenário potencialmente ainda mais trágico já nos próximos dias: a falta de oxigênio e de medicamentos para sedação de pacientes intubados.”
O ofício destaca os registros de escassez e iminente falta de insumos imprescindíveis para enfrentar à COVID-19 em todo país.
A União poderá reforçar a aquisição dos medicamentos e também tem prerrogativa de determinar redirecionamento de insumos e produtos. Isso poderia ser feito com a indústria metalúrgica, que também utiliza oxigênio com o mesmo grau de pureza do hospitalar, por exemplo.
O documento ainda afirma não ser razoável que pessoas, cidadãos brasileiros, sejam levados à desesperadora morte por “afogamento” no seco, ou que sejam amarrados e mantenham a consciência durante o delicado e doloroso processo de intubação e depois na sua longa permanência. Dessa forma, prefeitas e prefeitos reivindicam que o governo federal tome, imediatamente, as medidas cabíveis para que as cenas trágicas e cruéis recentemente presenciadas em Manaus/AM não se repitam em outras cidades brasileiras.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO