Novas medidas de enfrentamento à Covid são adotadas em Blumenau
Entre as medidas estão os testes de covid-19 nos terminais de ônibus da cidade.
• Atualizado
Nessa quarta-feira (5), a prefeitura de Blumenau se reuniu com os representantes da Secretaria de Promoção da Saúde da cidade para definir ações de reforço no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Entre as definições, o prefeito solicitou que os servidores da saúde que estão em férias tenham o recesso suspenso e retornem aos postos de trabalho, ampliando o atendimento à população. Outra orientação foi em relação à reestruturação dos leitos de UTI nos hospitais de Blumenau, para que todos os leitos estejam disponíveis para atender os pacientes da cidade.
De acordo com o prefeito, novas medidas de testagem e vacinação serão tomadas. “Seguimos monitorando e discutindo diariamente os números de vacinação e testes da Covid-19. Nosso objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, precisamos garantir o maior número possível de pessoas testadas e imunizadas. Desta forma, vamos traçando novas estratégias, entre elas o reforço na testagem e a ampliação das estruturas de vacinação”, explica Hildebrandt.
Testagem será estendida a assintomáticos
A novidade discutida durante a reunião foi a ampliação da testagem para pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19. A ideia é fazer uma mostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de Coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos Terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana. Os moldes para testagem ainda serão definidos.
Testes serão oferecidos nos terminais de ônibus da cidade
Dois terminais receberão postos avançados para testagem de covid-19, são eles: Aterro e Fonte. A medida tem o objetivo de antecipar o diagnóstico para diminuir o surto de contágio.
Ampliação da estrutura para aplicação da dose de reforço
A partir desta quinta-feira (6), a Secretaria da Saúde fará uma nova ampliação no número de unidades que oferecerão a dose de reforço contra a Covid-19. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Walter Reiter, na Velha, e Hasso Müller, no Tribess, se juntarão a outras 12 ESFs e aos sete Ambulatórios Gerais (AGs) para aplicar a terceira dose.
As salas de vacina das 14 unidades de Estratégia Saúde da Família vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, com breve pausa no período do almoço. Já os sete AGs estão realizando a aplicação do reforço em dias úteis em horário estendido, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.
Lista de ESFs que aplicarão a dose de reforço:
1) ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);
2) ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);
3) ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);
4) ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);
5) ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 – Água Verde);
6) ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);
7) ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);
8) ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);
9) ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);
10) ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);
11) ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);
12) ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande);
13) ESF Walter Reiter (Rua Guilherme Poerner, 1280 – Velha)
14) ESF Hasso Müller (Rua Hermann Tribess, 457 – Tribess).
Agendamento para a dose de reforço
Durante a reunião, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar também solicitaram aos gestores da Secretaria da Saúde que seja empregada a reativação do sistema de agendamento exclusivamente para a dose de reforço.
A intenção é que a abertura das agendas ocorra a partir do final da tarde desta quinta-feira (6), contudo o procedimento depende de aspectos técnicos. Importante destacar que durante toda a quinta-feira a aplicação da terceira dose ocorrerá por demanda livre nas 14 ESFs listadas acima e nos sete AGs.
A aplicação da primeira e segunda dose não sofrerá nenhum tipo de alteração, ou seja, continuará sendo feita sem necessidade de agendamento prévio.
Cancelamento da Sommerfest 2022 também foi definido
Outra importante definição, realizada em conjunto com a Secretaria da Saúde, foi pela não realização da festa neste ano. A programação estava prevista para iniciar na próxima quinta-feira (13).
O prefeito Mário Hildebrandt aponta que decidir sobre a não realização da festa foi uma tarefa difícil, mas que neste momento é o prudente a se fazer. “Desde o início da Pandemia estamos trabalhando e tomando as medidas necessárias para proteger a população e salvar vidas, e agora não poderia ser diferente. Seria maravilhoso promover a Sommerfest, mas temos que ter responsabilidade em nossas ações, por isso definimos pelo cancelamento”, destaca.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO