Municípios de SC afirmam estarem preparados para iniciar imunização
A vacinação deve iniciar de forma integrada na quarta-feira, 10h, em todo o país.
• Atualizado
Após a aprovação, por unanimidade, para o uso emergencial de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac e a coletiva de imprensa do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, diversos prefeitos de Santa Catarina se manifestaram sobre a preparação para o início da vacinação no estado.
Segundo o ministro, nesta segunda-feira, às 7h, iniciará a distribuição das vacinas para todos os estados com deslocamento aéreo. A vacinação deve iniciar de forma integrada na quarta-feira, 10h, em todo o país. Esse tempo de um dia é para possibilitar a logística de cada estado.
Florianópolis
Após o pronunciamento do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o prefeito da Capital catarinense Gean Loureiro abordou em sua rede social que 210 mil doses da vacina devem ser destinadas para Florianópolis. Durante a tarde Gean também refletiu sobre o número de doses que o Brasil terá a disposição em 2021 e se mostrou otimista “Se pelo menos protegermos os grupos de risco, a mortalidade e hospitalização cairia drasticamente.”.
Lages
Já Antônio Ceron, prefeito de Lages, afirmou que a cidade está preparada para iniciar a vacinação. Além disso destacou que inicialmente as doses serão destinadas aos grupos prioritários.
Joinville
A prefeitura de Joinville também garantiu estar com tudo pronto para o início da imunização. Por meio de nota, destacou que a prefeitura, por meio do plano “Joinville na luta contra o coronavírus”, está preparada para iniciar a imunização assim que as doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “Já temos seringas e agulhas para vacinar os joinvilenses contemplados na primeira fase. As estruturas das nossas 53 salas de vacina também estão preparadas. Assim que o imunizante chegar, iniciaremos a vacinação imediatamente”, destaca o prefeito Adriano Silva.
Balneário Camboriú
Outra cidade que se manifestou por nota foi Balneário Camboriú. O município também expôs estar preparado para iniciar a imunização. Além disso, disse já ter “garantido os insumos necessários para a imunização, assim que chegarem as primeiras doses”. No cálculo apresentado pela prefeitura, serão necessários 72.874 para vacinar completamente o grupo prioritário, incluindo as duas doses necessárias.
Sendo assim, o município já contabiliza no estoque cerca de 60 mil seringas, e de imediato, adquiriu mais 30 mil para serem utilizadas no processo. Ao todo, o município contabiliza cerca de 90 mil kits de seringas, agulhas e demais insumos. Outra garantia é espaço nas câmaras de refrigeração para as vacinas, além de estar realizando os trâmites para adquirir duas novas.
Leia mais:
- Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas da Oxford e da Coronavac
- Butantã entregará doses da Coronavac ao Ministério “imediatamente”, diz Doria
- Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, é a primeira a receber uma dose da Coronavac
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO