Coronavírus Compartilhar
Vacinação

Pazuello afirma que as vacinas começam a ser distribuídas nesta segunda-feira

"A vacinação será feita de forma igualitária e simultânea, sem qualquer discriminação".

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, às 7h, iniciará a distribuição das vacinas para todos os estados com deslocamento aéreo, afirmou o afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que complementou:

“A vacinação será feita de forma igualitária e simultânea, sem qualquer discriminação”.

Quando começa a vacinação?

Quarta-feira, 10h, será iniciada a vacinação em todo o país. Esse tempo de um dia é a logística de cada estado. “Não queremos que comece em um local e não no outro. Por isso esse período de 24 horas para organização”, afirmou Pazuello.

Qual será o processo de vacinação?

Grupos prioritários são mais controlados, idosos em casas de repouso, profissionais de saúde na linha de frente. Então são formas de aplicação mais específicas e simples de ser trabalhados no processo de vacinação. Isso vai dando tempo para haver uma organização para os públicos maiores. Será o município que terá o plano de execução. Além disso, o Ministro afirmou que a segunda dose será feita entre 14 e 28 dias, o que está previsto pela fabricante.

Ditribuição das vacinas será por taxa de risco

As vacinas são diferentes, com eficácias diferentes. A avaliação de distribuição será por taxa de risco de cada localidade colocada na distribuição. Pazuello afirmou que os cálculos para 2, 6 ou 8 milhões, de cada vacina, estão prontos. O departamento logístico já tem um plano de distribuição, que será feito por Estado, sendo assim cada Estado tem o seu plano, pactuados com o governo federal, com o SUS, e opção de distribuição aos municípios. Lembrando que a liberação da Anvisa para a Coronavac são para as doses importadas pelo Butantam, não para produção no instituto no Brasil.

Qual a diferença entre as vacinas

“A vacina do Butantan tem o objetivo de não deixar agravar a doença. Ela tem uma eficácia menor, a pessoa pode até pegar a covid, mas o agravamento da doença será amenizado. Nessa aspecto a Coronavac tem eficácia”, afirmou Pazuello. Que explicou ainda que a vacina que consiga evitar a contaminação de uma pessoa para outra é um perfil estratégico. Uma vacina que possa acontecer a contaminação mas que evite o agravamento é outro grau estratégico. “Se tivéssemos qualquer dúvida de eficácia, a Anvisa não teria dada a autorização de uso emergencial.”, afirmou Pazuello.

Vacinas vindas da Índia

Segundo Pazuello, foram adquiridas 2 milhões de doses da fabrica indiana. O governo está neste momento em negociações para que seja autorizada a entrega das doses, já que “os documentos de importação e exportação, e transporte, tudo que cabia ao Ministério Federal já foram executados com data do dia 16.

Primeira vacinação

Durante o pronunciamento o Ministro da Saúde afirmou que 100% das vacinas estão garantidas para o Governo Federal. Por conta disso, será feita uma investigação sobre a primeira vacinação realizada no Brasil, no estado de São Paulo. A enfermeira de 54 anos do Hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans, foi a primeira brasileira a receber neste domingo, 17, uma dose da vacina Coronavac


Leia mais:

Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial de vacinas da Oxford e da Coronavac
Butantã entregará doses da Coronavac ao Ministério “imediatamente”, diz Doria
Mônica Calazans, enfermeira de 54 anos, é a primeira a receber uma dose da Coronavac

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.