Itajaí conta com mais de 300 mil insumos para iniciar vacinação contra a Covid-19
A cidade conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para vacinação, 30 salas de vacina e 35 câmaras para armazenamento de doses.
• Atualizado
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, informou possuir uma boa estrutura para atender os cidadãos quando começar a vacinação contra o coronavírus. Uma das primeiras medidas para garantir a logística de imunização foi a compra de insumos, ainda no ano passado: foram adquiridos mais de 300 mil itens, como agulhas e seringas. A cidade também conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para vacinação, 30 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses.
Além de preparar a logística para ofertar a vacina contra a Covid-19 à população, a Prefeitura de Itajaí analisa a aquisição de doses e trabalha com duas possibilidades. A principal delas é o fornecimento de vacinas via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, ou ainda, se necessário, a compra de doses com recursos próprios.
“Nós seguiremos as diretrizes e protocolos nacionais e estaduais de imunização. Estamos nos organizando para imunizar o maior número de pessoas possíveis e já adquirimos insumos para reforçar nossos estoques. Caso não venha vacina em quantidade suficiente dos órgãos responsáveis, o Município não irá se eximir de cuidar da população itajaiense”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.
De acordo com o secretário de Saúde, as unidades básicas de Itajaí participam hoje de todas as campanhas de imunização do Ministério da Saúde. “Nossas unidades têm capacidade para executar a vacinação e atender à população com a logística mais adequada”, completa Duarte.
A Vigilância Epidemiológica da cidade também solicitou a compra de seis novas câmaras de vacina para armazenamento de doses. Atualmente, o município conta com 35 câmaras de 340 litros cada. Juntas elas têm capacidade para armazenar entre 350 mil e 770 mil doses de vacina, dependendo do tamanho da embalagem. A rede municipal aplicou, em 2020, 108.672 doses na população – média de 10 mil a 11 mil vacinas por mês.
Grupos prioritários
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização, em etapas, de grupos prioritários: trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos, população indígena, comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Ainda não há data para início da aplicação de doses, porém a estimativa do Governo Federal é que estes grupos sejam todos vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.
Leia mais:
- Vacinação contra covid deve começar em 20 de janeiro, diz Pazuello
- Vacinação em Florianópolis pode começar na próxima quarta-feira
- Vacinação começará simultaneamente em todos os estados
- Joinville diz ter insumos necessários para a aplicação das duas doses da vacina
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO