Com leitos lotados, HU/UFSC interrompe atendimentos da emergência pediátrica
Os pacientes pediátricos devem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
• Atualizado
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) enfrenta o momento mais crítico da pandemia, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira (18). Por esse motivo, a unidade decidiu fechar a emergência pediátrica nesta manhã e a orientação é para que os pacientes pediátricos busquem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Segundo o HU, as altas taxas de ocupação de leitos de internação, com 100% dos leitos de UTI sendo usados, a Emergência Adulto Covid funcionando acima de sua capacidade máxima e o aumento da demanda de pacientes críticos adulto com Covid foram os fatores considerados para a suspensão dos atendimentos.
Além do comunicado sobre a emergência pediátrica, o Hospital Universitário divulgou uma nota esclarecendo o atual cenário na unidade. Confira:
COMUNICADO À SOCIEDADE CATARINENSE
Florianópolis, 18 de março de 2021
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) atingiu, neste momento crítico da pandemia, altas taxas de ocupação dos leitos de internação e 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Começamos nossa preparação para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 antes mesmo de confirmado o primeiro caso suspeito em Florianópolis. Treinamos as equipes, ampliamos a força de trabalho, reforçamos os estoques de materiais, medicamentos e equipamentos de proteção, estabelecemos protocolos assistenciais e adaptamos os espaços físicos com áreas totalmente dedicadas aos casos de pacientes com síndrome respiratória (Emergência, unidade de internação e de terapia intensiva), com aproximadamente 80 leitos de internação adulto específicos para Covid-19.
Todos os esforços têm sido realizados, buscando assegurar as necessidades de medicamentos, bem como de equipamentos médicos e de proteção, nossas equipes têm demonstrado muito profissionalismo e dedicação, tudo para cumprirmos o nosso propósito de ensinar para transformar o cuidar. Efetuamos diversos processos de contratações emergenciais de profissionais da assistência para atuação na linha de frente ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Realizamos ações de esclarecimento aos usuários e aos trabalhadores através de nossas mídias sociais sobre medidas de prevenção, criamos um canal de comunicação com os familiares dos pacientes internados e inauguramos um Ambulatório de Fisioterapia com capacidade de atendimento aos pacientes que tenham alta hospitalar e indicação de reabilitação pós-Covid.
No entanto, estamos operando, em muitas situações, além da capacidade máxima, o que aponta para riscos severos de ruptura do limite de segurança dos pacientes e trabalhadores por conta de termos atingido nossa capacidade hospitalar.
Agora, mais do que nunca, contamos com o apoio da população neste esforço de enfrentamento da Covid-19.
Portanto, solicitamos: faça a sua parte, mantenha atenção às normas de proteção e isolamento e às recomendações das autoridades sanitárias neste momento de forte alerta.
Que prevaleça em todos nós o espírito de união, de solidariedade ao próximo e de cidadania, pois somente juntos, trabalhando em favor da vida, para o bem de todos, conseguiremos ultrapassar este difícil momento.
Contamos com vocês! Use máscara, mantenha o distanciamento social, higienize as mãos.
Cuide-se e cuide dos outros!
Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh).
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO