Vanessa Cruz

Especialista em Urgência e Emergência e Saúde da Família, Enfermeira e Coord do DEP do Hospital Tereza Ramos em Lages, e Professora na Uniplac.


Vanessa Cruz Compartilhar
Vanessa Cruz

Mais de 6,7 milhões de pessoas morreram só em 2021 por uma doença; você sabe qual é?

Nos últimos 40 anos a doença quadruplicou e com a pandemia da Covid-19, esses números cresceram ainda mais

• Atualizado

Por

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Um em cada dez adultos desenvolveu doença do tipo 2, de 2019 a 2021, segundo Federação Internacional de Diabetes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) faz um alerta para o aumento de diabéticos no mundo. Nos últimos 40 anos a doença quadruplicou e com a pandemia da Covid-19, esses números cresceram ainda mais.

De acordo com a 9ª edição do Atlas de Diabetes da IDF mostram que existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo. A previsão é que o número total de pessoas com diabetes aumente para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045. Os dados são realmente assustadores o diabetes está entre as 10 principais causas de morte, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos. Uns em cada seis nascidos vivos são afetados por hiperglicemia, ou seja o aumento da glicose no sangue na gravidez.

O que é a Diabetes?

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca um déficit na metabolização da glicose. O diabetes caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Quais são os tipos?

Tipo 1: Causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

Tipo 2: Resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. Existem outros tipos: Que são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas do DM tipo 1 São: Vontade de urinar várias vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômitos. Já a DM tipo 2 são: Infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Tratamento

DM tipo 1, exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. DM tipo 2: não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descompensada pode levar a complicação grave que pode ser fatal.

Prevenção

Manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas; praticar atividade física regular, seguir uma alimentação equilibrada e saudável, reduzir a quantidade diária de açúcar. Realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter um bom controle da glicemia e seguir corretamente as orientações médicas.

Fica a dica! Cuide-se de você, da sua saúde e da sua família, tenha uma vida feliz e mais saudável.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.