Uma Aurora que brilha
Quis o destino que a salvação da lavoura viesse de um conglomerado que começa a despontar na região
• Atualizado
Quando a justiça decretou a falência do Frigorífico Chapecó, em 2005, muita gente se viu ameaçada. Afinal, o que fazer com os cinco mil funcionários, todos os prestadores de serviços e os mais de três mil produtores integrados?
O impacto social e econômico desse desmonte, traria, certamente, prejuízos desastrosos pra toda a cadeia. Com mais de 01 bilhão de reais em dívidas, a justiça não teve alternativa senão decretar a falência. Aí, os controladores à época; BNDES, Banco do Brasil e Banco Bozzano Simonsen, assumiram o comando. Tentaram parcerias que não deram resultados. E a Massa Falida da Chapecó Alimentos foi se deteriorando. Quis o destino que a salvação da lavoura viesse de um conglomerado que começa a despontar na região: a Cooper Central Aurora Alimentos. Era um frigorífico pequeno, protegido pelas cooperativas agropecuárias da região, que esboçava sinais de crescimento. Em 2015 adquiriu a unidade de Chapecó, que estava arrendada desde 2003. Assim protegiam-se os 1.800 empregos diretos e todos os integrados. Na época, o valor nominal da transação foi de R$ 235 milhões.
Passados 05 anos, veio à segunda opção de compra aprovada: da unidade de abate de aves de Xaxim, também pertencente a Massa Falida da Chapecó Alimentos, arrendada desde 2012. Foi mais R$ 174 milhões em ativos envolvidos na negociação, a proteção de quase 2.400 empregos diretos e outra centena de produtores integrados. Assim a Aurora Alimentos cumpria seu enorme papel social com a região que é a de proteger as famílias que dependem dos empregos, os terceirizados que estão sob o guarda chuva da empresa, os milhares de integrados que garantem a sustentação da cooperativa e o desenvolvimento das comunidades envolvidas, porque onde há cooperativismo o índice de desenvolvimento humano é muito maior.
Viu, não precisou buscar investimentos externos, de gente graúda, cheia de pompas, sem a sensibilidade regional. A casa se reconstruiu aqui mesmo, com a coragem de pessoas que sabem o valor do respeito e da honradez.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO