Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


Colunistas Compartilhar
Acionista do Twitter

Por que o empresário mais rico do mundo virou acionista do Twitter?

A notícia de que o empresário mais rico do mundo virou acionista do Twitter chamou atenção. Mas o que Elon Musk faz neste mercado?

• Atualizado

Por

Foto: divulgação/internet
Foto: divulgação/internet

A notícia de que o empresário mais rico do mundo virou acionista do Twitter chamou atenção nesta semana. Mas o que Elon Musk, fundador da Tesla e da fabricante de sistemas e transporte espacial SpaceX, faz neste mercado?

A verdade é que não trata-se de uma negociação qualquer, afinal, uma pessoa como Musk tem uma influência gigantesca. Agora, com a participação de 9,2% na empresa, o empresário promete auxiliar nas melhorias na rede social. 

>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook

Insatisfação fez o homem mais rico do mundo virar acionista do Twitter

Musk já havia se manifestado sobre a vontade de ter uma rede social própria. No dia 25 de março criticou o Twitter. A frase, traduzida, diz o seguinte: “A liberdade de expressão é essencial para uma democracia”.

O empresário mais rico do mundo também fez uma enquete aos mais de 80 milhões de seguidores na plataforma. Primeiramente, Musk perguntou se os princípios da liberdade de expressão eram preservados na rede social. Como mais de 70% selecionou não, ele questionou se uma nova plataforma precisaria ser construída.

Por sua vez, em 2018 o empresário precisou iniciar um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. O órgão definiu controles aos tuítes sobre a Tesla, empresa controlada por Musk. Além disso, usou a rede social para criticar a governos.

Como fica o Twitter com a entrada de Elon Musk?

Musk entra como um acionista sem poder de decisão, mas tudo indica que ele busque participação no conselho da empresa. Poder para isto ele tem, já que é detentor de quatro vezes mais ações que o fundador do Twitter, Jack Dorsey.

Além disso, o posicionamento do empresário em relação à rede social é de relaxamento das políticas de moderação de conteúdo a título de “liberdade de expressão”. 

A curto prazo, estas mudanças podem elevar o engajamento do Twitter, mas também reverter o progresso no combate às fake news e à desinformação.  

Esta é a questão que intriga não só investidores, mas também os usuários que gostam da rede social do passarinho: “seria saudável a entrada de Musk?

Insatisfações com o Twitter

É muito evidente a insatisfação de Musk e de alguns usuários sobre as redes sociais atuais. Mas você acredita que o Twitter adere rigorosamente aos princípios de segurança da informação e combate às fake news?

A rede social está sob pressão para se mover mais rápido na construção de novos produtos. A empresa estabeleceu metas ambiciosas de receita e crescimento de usuários para convencer investidores céticos de que estava levando a sério a expansão de seus negócios.

Twitter já vinha testando mudanças

O empresário mais rico do mundo virou acionista do Twitter em um momento de investimentos. Conforme citado nesta coluna no dia 23 de março, o Twitter já vinha estudando mudanças. Entre as novidades estão a atualização do feed cronológico. 

Agora, entre as mudanças abordadas estão a oportunidade de seções para perfis gerenciados por vendedores. Seria uma espécie de Twitter Shop, como ocorreu recentemente com o Instagram.

E aí? O que achou das novidades? 

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×