Universidade da PRF ficará em Florianópolis até 2025
Anúncio foi feito pelo diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira
• Atualizado
A sede da Universidade da Polícia Rodoviária Federal, localizada em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, deve permanecer no local até 2025, afirma uma publicação na página oficial da PRF no Instagram. Na foto aparecem integrantes da cúpula da instituição com o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). Foi o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, quem fez o anúncio após reunião com o ministro e confirma que, na terça-feira (3), foi aprovada a construção da sede própria da Universidade, em Brasília.
A previsão para a mudança era fevereiro de 2024, mas a nova informação prorroga esta transferência para 2025.
Tanto o prefeito Topazio Neto (PSD) quanto o governador Jorginho Mello (PL) tentaram impedir a saída da estrutura de Florianópolis, que rende mais de R$ 60 milhões ao ano para a região e o município. O grande argumento do governo federal são os valores do aluguel (cerca de R$ 300 mil por mês) e do custeio da UniPRF em Santa Catarina, por isso a ideia da sede própria em Brasília, que também facilitaria o acesso de estudantes das demais regiões do país à instituição.
Viés ideológico dos últimos anos não entra na conversa
O imóvel alugado, onde já funcionou uma unidade da Unisul, tem área de 80.000 metros quadrados, sendo 10 mil metros quadrados de área construída, onde podem ser treinados 1.500 alunos. Mas uma das queixas internas na cúpula do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vem a público: o viés bolsonarista que a UniPRF ganhou durante a administração do ex-presidente, único local que Jair Bolsonaro (PL) visitou todos os anos.
A mudança de endereço da formação, que atinge diretamente a corporação em Santa Catarina, é apenas uma das medidas anunciadas pelo Ministério da Justiça em relação à PRF. Desde que Lula tomou posse, a corporação perdeu 101 cargos e foram extintos cinco comandos de Operações Especiais (COEs).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO