Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Brasil como potência mundial

Paulo Guedes projeta Brasil como potência mundial

Para Guedes, o mundo está em declínio e o Brasil em alta porque tem alimentos para vender e deve liderar a transição energética

• Atualizado

Por

Foto: Dilnei Pacheco/ SCC SBT
Foto: Dilnei Pacheco/ SCC SBT

O ex-ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, disse em uma palestra, em Balneário Camboriú, na noite desta quinta-feira (25), que o Brasil deve ser a grande potência mundial se os governantes não atrapalharem.

Um auditório lotado, com mais de 1.300 pessoas, ouviu uma aula de geopolítica e de economia. Paulo Guedes, doutor pela Universidade de Chicago, e reconhecido como fundador e gestor de empresas no mercado financeiro, declarou em uma hora de conversa, sem ler uma linha sequer, que não vê lideranças mundiais capazes de resolver a escalada da tensão no mundo.

Foto: Dilnei Pacheco/ SCC SBT

Lembrou um encontro que teve com Vladimir Putin, que declarou guerra com a Ucrânia, onde o presidente russo saiu da conversa para ir ao encontro do líder chinês, Xi Jinping, quando o assunto interessava ao Brasil.

Para Guedes, o mundo está em declínio e o Brasil em alta. Por isso, nosso país deve se tornar uma potência porque tem alimentos para vender e deve liderar a transição energética, como já mostramos na produção de energia limpa e, agora, avançamos na utilização da biomassa.

Na crítica política, Guedes declarou que o Brasil erra em “queimar” os políticos, citou as ofensas a Bolsonaro em função da pandemia que correram o mundo e as disparadas contra Lula sobre a corrupção. Afirmou que, na democracia, o presidente eleito democraticamente deve ser respeitado como instituição, mas deixou um recado para o atual governo: se o bem para as pessoas prevalecer, sem o retrocesso visto em países fechados, nosso futuro será de sucesso e de liderança mundial.

Encontro de velhos amigos com Jorginho Mello

Antes do evento, Paulo Guedes se encontrou com o governador Jorginho Mello, que acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehm, participou da palestra no Expocentro. Na sala VIP, depois de muitos abraços, Jorginho mostrou vídeos em que Guedes o apoiou e elogiou o velho amigo com quem teve longo contato durante o governo Bolsonaro. Para o governador, o modelo catarinense de um Estado sério, de gente trabalhadora, é um ideal que está no pensamento de Guedes. O ex-ministro referendou a declaração de Jorginho.

Palestra trouxe prefeitos ao encontro de Guedes

Os prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, e de Florianópolis, Topázio Neto, estavam na plateia. Os dois falaram sobre a Reforma Tributária, tema que curiosamente Guedes não tocou em sua exposição, preferiu tratar da geopolítica mundial.

Os dois foram unânimes em dizer que é preciso equacionar a perda que as prefeituras devem ter em arrecadação. E aos prefeitos caberá a adequação para evitar prejuízos maiores.

Apoio empresarial ao evento

Idealizado pela CVM Participações, da especialista em Finanças e investimentos Marilaine Motta e da advogada tributarista Carina Raubach, conhecida como a escudeira do agro, a palestra de Guedes atraiu a atenção de correligionários de Jair Bolsonaro a Balneário Camboriú.

O empresariado prestigiou a iniciativa e a força da figura de Paulo Guedes reuniu patrocinadores master como a Brasmarq Portuária, representada por Edson José Pedroso; a Porto 5 Empreendimentos, com a presença de um dos sócios, Rafael Nascimento, que agora se expande para Santa Catarina, depois do sucesso no Rio Grande do Sul; e a forte participação da Krona Tubos e Conexões, com o presidente Vilson Perin. O SCC, representado pelo vice-presidente Roberto Dimas do Amaral, e a diretora Melissa do Amaral, apoiou o evento.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×