Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Fofura na Assembleia

Papel de mãe: Ana Campagnolo leva as filhas para o plenário

Deputada repete com a pequena Joana, uma presença que virou rotina com Catarina

• Atualizado

Por

Roberto Azevedo/SCC 10
Roberto Azevedo/SCC 10

Não é uma cena inédita, pois Catarina, de três anos, já frequenta o plenário da Assembleia desde o primeiro mandato da mãe. Agora é a vez de Joana, com pouco menos de dois meses, seguir os passos da irmã mais velha. A deputada Ana Carolina Campagnolo (PL), a mais votada em 2022, não abre mão da condição de mãe, e carregou a pequena para o plenário e à área contígua no Palácio Barriga Verde, na sessão de abertura dos trabalhos, nesta terça-feira (6).

A estreia de Joana, muito parecida com Catarina, como a mãe atesta, foi durante a votação do escalonamento da alíquota de 14%, do Iprev, no fim de 2023. O lastimável é que houve quem não queria a mudança, mas o fim do desconto, a hostilizar a parlamentar que estava com as duas meninas.

Catarina na cadeira da mãe-deputada e Joana no colo de Ana Campagnolo. Roberto Azevedo/SCC 10

Enquanto o governador Jorginho Mello (PL) discursava, Catarina estava na posição da mãe-deputada em plenário, cena que os demais deputados, assessores e servidores da casa já estão acostumados. Joana preferiu dormir no colo da mãe, depois de terminada a sessão.

E dizer que, mesmo em fase de amamentação, casas legislativas do mundo divergem sobre levar o papel de mãe para o plenário. Em 2021, a deputada Stella Creasy, do Partido Trabalhista, ouviu um não ao levar seu bebê recém-nascido à sede em Westminster Hall, que faz parte das Casas do Parlamento inglês, tema que não mudou de rumo apesar de comissões analisarem o fato. Na Austrália e no Congresso Nacional brasileiro, pode.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×