Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
No Sul do Estado

Ministro Edson Fachin, do STF, visita Laguna e se impressiona com a história de Anita

Magistrado também se admirou com a interação entre pescadores e botos

• Atualizado

Por

Júlio Cancellier/Divulgação
Júlio Cancellier/Divulgação

Acompanhado pelo advogado e historiador Adilcio Cadorin, que foi prefeito entre 2011-2044, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin visitou Laguna, no Sul do Estado, nesta sexta-feira (19). A história de Anita Garibaldi, preservada pela cidade, a criação da “Republica Catharinense Livre e Independente” ou República Juliana ou República Catarinense, que durou de 24 de julho a 15 de novembro de 1839, e pretendia separar a província do Império, seguindo os Passos da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, impressionaram Fachin.

O ministro esteve no Instituto CulturAnita, ouviu explicações sobre os fatos históricos e assistiu a vídeos das edições anteriores da Tomada de Laguna, que será realizada mais uma vez em março, e um documentário que registrou o sétimo sepultamento de Anita Garibaldi com honras nacionais na Itália. Ao lado de Giuseppe Garibaldi, a catarinense é considerada a heroína de dois mundos, por ter lutado no Brasil e na unificação da República italiana.

Outro aspecto da cultura local que interessou o ministro foi a interação entre os botos e os pescadores de Laguna nos molhes da barra, que fez questão de visitar. Fachin estava acompanhado do acompanhado da mulher, Rosana Amara Girardi Fachin, do desembargador Paulo Farias, do juiz Renato Bratti, diretor do Fórum da Laguna e do deputado estadual Estêner Soratto Júnior. As autoridades também conheceram a Rosa de Anita e recebeu três livros sobre Anita, botos e a historia de Laguna.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×