Fernando Comin é eleito para o Conselho Nacional do MP
Ex-procurador-geral do MPSC passará por sabatina no Senado antes da nomeação por Lula
• Atualizado
Entre 12 candidatos a compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o ex-procurador-geral de Justiça de Santa catarina, Fernando da Silva Comin, foi eleito para compor a lista tríplice nesta quarta (26), depois de três votações.
Leia Mais
Ao lado dos procuradores Paulo Cezar dos Passos, do Mato Grosso do Sul, que foi reeleito, e de Ivana Cei, do Amapá, Comin (foto) passará agora por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e os nomes serão levados ao plenário para confirmação.
Cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomear os integrantes do CNMP.
Atual procurador-geral avalia a “grande conquista”
O atual procurador-geral de Justiça do MPSC, Fábio de Sousa Trajano, e o presidente da Associação Catarinense do MP, Alexandre Estefani acompanharam as votações em Brasília, sede do Conselho Nacional.
Trajano considerou a eleição de Comin uma grande conquista do Ministério Público catarinense e do MP brasileiro, ao lembrar que Santa Catarina assumirá uma nova posição no CNMP, assim como Sandro José Neis o fez em 2007.
O CNMP é presidido pelo procurador-geral da República e é formado por 14 membros: quatro integrantes do MPU, três membros do MP estadual, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça; dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO