Diretas do Azevedo: Bancada do PL pede retirada da pauta do projeto que concedia título a Bolsonaro; e PSD cria canal direto com os filiados
Requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia
• Atualizado
A bancada do PL na Assembleia pediu a retirada da pauta do projeto que concede o título de cidadão catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O requerimento foi feito depois que a proposta do deputado Oscar Gutz (foto), que tinha os demais parlamentares do partido com o signatários, foi aprovada em reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última quarta-feira (4).
A matéria estava pronta ser votada em plenário, na próxima semana, o que possibilitaria a entrega da honraria quando Bolsonaro estiver, em Chapecó, durante a Efapi, a partir de quinta-feira (12), feriado nacional.
Bolsonaro confirmou a presença na festa, mas a chuva pode adiar os planos. Uma lei estadual impede que pessoas que tenham perdido os direitos políticos e estejam inelegíveis. O ex-presidente está inelegível até 2030.
Leia Mais
PSD cria um canal com os novos filiados
Não é inédito, mas o PSD catarinense lançou um boletim quinzenal que traz informações de todas as regiões do Estado em função do crescente número de filiados. A ideia foi parar na cúpula em Brasília e ganhou elogios rasgados do presidente nacional, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que garante ser um exemplo para inspirar o partido em outros estados.
Na primeira newsletter, o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, assina um artigo. A proposta é se comunicar internamente tão bem quanto já é feito com a imprensa.
Catarinenses emplacam no diretório nacional do MDB
Com a reeleição do deputado Baleia Rossi (SP) à presidência nacional do MDB, Santa Catarina manteve a posição na cúpula da sigla do partido e ganhou mais uma posição na executiva e no diretório.
O deputado federal Carlos Chiodini emplacou a posição de 3º vice-presidente e a senadora Ivete Appel da Silveira passou a ser integrante efetiva no diretório.
Pacto de amizade à italiana
Secretário de Turismo de Pedras Grandes, o jornalista Julio Cancellier participou nesta sexta-feira (6), em Belluno, na Itália, da solenidade de assinatura do Pacto de Amizade entre as duas cidades. O prefeito Oscar de Pellegrin representou a cidade italiana, enquanto Julio representou o prefeito Agnaldo Filippi, que não viajou à Europa por conta dos alertas de enchentes em Santa Catarina.
O ato reuniu mais de 100 brasileiros residentes no Veneto. O Pacto resultará no lançamento, no início do próximo ano, de um curso gratuito de gastronomia italiana em Pedras Grandes, uma parceria da prefeitura com a Unesc e o Istituto Professionale Alberghiero di Stato Dolomieu Longarone, uma moderna escola de gastronomia e hotelaria da Itália.
Jorginho fala de apoio e faz alerta
O governador Jorginho Mello disse na coletiva, na Defesa Civil, no início da noite desta secta-feira (6), que o governo se preocupa com os volumes de água previstos com a chuva para este fim de semana, mas que a grande preocupação do Estado é com a segunda-feira, quando devem estar consolidadas as enchentes no Vale do Itajaí.
Jorginho disse que o foco das operações das equipes da Defesa Civil estão em Rio do Sul, no Alto Vale, e em Blumenau, no Médio Vale, mapeadas como as regiões mais atingidas. O governador confirmou que o general Trindade, do comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, assegurou recursos e pessoal para o atendimento às cidades.
Já o coronel Luiz Armando Schroeder Reis, secretário de Proteção e Defesa do Civil, informou que o Estado está em constante contato com o Ministério do Desenvolvimento Regional para coordenador ações de ajuda aos municípios.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO