Carmen Zanotto afirma que candidatura em Lages está bem consolidada
Secretária da Saúde e deputada federal admite o projeto na Serra
• Atualizado
A deputada Carmen Zanotto (Cidadania), atual secretária estadual de Saúde, não esconde mais a disposição de concorrer à prefeitura de Lages e confirma que a pré-candidatura está quase consolidada. Carmen fez a declaração, nesta terça-feira (20), pouco antes de confirmar, ao vivo, à jornalista Maria Ester, do SCC Meio-Dia (foto), que o Estado irá decretar situação de emergência, nesta quinta-feira (22), por conta do número de casos de dengue – na última semana, foram confirmados 3.557, de um total de 16.748 verificados desde o início do ano, com oito mortes: cinco em Joinville; uma em São Francisco do Sul, uma em Araquari e uma em Itajaí.
A deputada, que perdeu a eleição à prefeitura de Lages, em 2020, por 56 votos para Antônio Ceron (PSD), admite que não é o momento para ficar a divulgar a pré-candidatura, o que atrapalharia o ritmo na secretaria. Ter Carmen em uma das 10 maiores prefeituras do Estado auxilia o projeto de Jorginho Mello para 2026, tanto que a atual secretária da Saúde contará com integral apoio do PL na campanha, que, especula-se, indicaria o presidente municipal Jean Corbellini para vice.
Quem são os prováveis candidatos à prefeitura serrana
Uma das dúvidas sobre a eleição deste ano na maior cidade da Serra Catarinense é se o deputado estadual Lucas Neves (Podemos), que ficou em terceiro lugar, no pleito de 2020, disputará mais uma vez a prefeitura. Oficialmente, ele ainda analisa o cenário e avalia abrir espaço para o vereador Jair da Costa Teixeira Junior, o Jair Junior.
Outra questão é saber se o PSD terá candidato à sucessão de Ceron, gestão que ficou marcada pela Operação Mensageiro. O ex-governador Raimundo Colombo, que administrou Lages por três vezes, já declarou que não irá concorrer, principalmente porque aguarda o resultado do julgamento do pedido de cassação do senador Jorge Seif (PL), e nutre esperanças de assumir o cargo, o que contraria o posicionamento do TSE e do STF.
Veja os nomes mais prováveis a candidatura em Lages:
Carmen Zanotto (Cidadania), deputada federal;
Elizeu Mattos (MDB), ex-prefeito e deputado estadual;
Juliano Polese (PP), atual vice-prefeito;
Cleimon Dias (PT), professor universitário aposentado, concorreu em 2020;
ou Claudia Bratti (PT), advogada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO