Melissa Amaral

Mestre e doutoranda pelo PPGEGC/UFSC. Pesquisadora no grupo CoMovI em Empreendedorismo, ESG, Diversidade nas Organizações e Empoderamento da Mulher.


Melissa Amaral Compartilhar
Melissa Amaral

Autossabotagem – quando o inimigo está dentro de você

Eu quis trazer esse tema aqui porque muitas vezes percebo que sem querer a minha impostora vem e quer me sabotar

• Atualizado

Por

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Uma amiga que admiro muito me falou do livro Inteligência Positiva de Shirzad Chamine e sobre a autossabotagem. Na mesma hora pensei: que grande assunto para levar para a minha coluna dessa semana.

Então vamos lá… eu quis trazer esse tema aqui porque muitas vezes percebo que sem querer a minha impostora vem e quer me sabotar. E conversando com ela percebi que muitas pessoas, senão todas, tem algum sabotador dentro de si. Ou seja, os sabotadores são como qualidades e defeitos, todo mundo tem.

De acordo com o livro, a mente humana é a maior aliada de cada pessoa, mas também sua pior inimiga. O equilíbrio emocional e o autoconhecimento são fatores determinantes para melhorar a vida pessoal e profissional de qualquer um.

Apenas 20% das pessoas atingem o seu maior potencial, e um dos motivos, senão o principal motivo são os seus sabotadores pessoais. Existem pelo menos 10 tipos de sabotadores:

Crítico – o sabotador principal, pois todos nós temos um crítico dentro da gente. Leva à predisposição para exagerar na negatividade e assumir que o pior é a melhor estratégia de sobrevivência. A principal forma que o sabotador crítico usa para nos sabotar é a crítica a nós mesmos, depois a crítica aos outros e por último a crítica às circunstâncias. Ele é apoiado por um ou alguns dos nove outros Sabotadores.

Insistente – aquele que é perfeccionista e organizado além do razoável;

Prestativo – vive em busca obsessiva pela aceitação;

 Hiper realizador – é dependente de desempenho e realizações constantes;

Vítima – tem a tendência a ser mártir;

Hiper racional – aquele que tem o foco exagerado no processamento racional de tudo;

Hiper vigilante – coloca sua atenção extrema em todos os perigos da vida; 

Inquieto – vive na ocupação constante em busca de maior excitação na próxima atividade; 

Controlador – tem a necessidade de assumir a responsabilidade e manter tudo sob controle; 

Esquivo – Foca no positivo e no agradável de forma extrema.

Quando os Sabotadores estão no controle da nossa vida, eles geram instabilidade emocional que acaba por demandar a presença de outros sabotadores mergulhando em um ciclo vicioso.

Mas como derrotar esses sabotadores? Uma das formas sem dúvida é o autoconhecimento e viver o momento presente, procurando diminuir a ansiedade. A outra, que o livro traz e que se relaciona com o autoconhecimento, é ativar o sábio que existe dentro de cada um de nós.

Olhar a situação pela perspectiva do Sábio envolve aceitar a realidade que estamos vivendo, ao invés de negar, rejeitar ou se ressentir. Deste modo, criamos oportunidades para aprender, se desenvolver e atingir nossos objetivos, contrapondo-se ao foco limitado que aparece quando o crítico vem à tona.

Perceber a situação com os cinco poderes: empatia, exploração, navegação e ação. Como fazer isso? Uma técnica que pode ser utilizada para ativar o seu Sábio é pensar em três consequências positivas quando acontece alguma situação ruim. 

Quer saber mais?

Recomendo ler o livro…. e fazer o teste on-line… eu fiz e deu certinho.

Referências:

Shirzad Chamine. Inteligência Positiva: Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu. Editora Fontanar. 2012.

Teste de Inteligência Positiva e sabotadores pelo link:

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.