Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Maria Ester Compartilhar
Maria Ester

Ar-condicionado e sinusite: entenda a relação e o motivo das crises aumentarem no verão

Para algumas pessoas, permanecer em ambientes climatizados é uma experiência que pode prejudicar a saúde respiratória e até desencadear ou agravar casos de sinusite

• Atualizado

Por

Imagem Ilustrativa. Foto: Banco de Imagens | Freepik
Imagem Ilustrativa. Foto: Banco de Imagens | Freepik

Durante o verão, o ar-condicionado se torna o melhor amigo de grande parte da população, que busca por momentos de refresco nos dias mais quentes do ano – e vamos combinar que é uma delícia, né? Mas, para algumas pessoas, permanecer em ambientes climatizados é uma experiência que pode prejudicar a saúde respiratória e até desencadear ou agravar casos de sinusite.

De acordo com o otorrinolaringologista Márcio Freitas, o uso do ar-condicionado favorece a inflamação nos seios da face pois reduz a umidade dessas regiões. “Em espaços secos, a tendência é que os casos de sinusite sejam mais frequentes devido ao ressecamento da mucosa nasal, que deixa as vias aéreas mais vulneráveis a infecções. Além disso, o aparelho pode ajudar a espalhar a poeira, sujeira, bactérias e ácaros do ambiente, o que também contribui para problemas respiratórios”, explica o profissional.

A sinusite apresenta sintomas incômodos como dor de cabeça e facial, secreção e congestão nasal. Segundo Freitas, a condição surge quando as mucosas do nariz e da boca ficam inflamadas.

Dicas do especialista

Para que todos possam usufruir do ar-condicionado sem causar danos à saúde, o otorrinolaringologista sugere utilizar um umidificador no espaço climatizado, não abusar da temperatura do aparelho, usando-o sempre em torno de 23°C, e manter a manutenção do equipamento em dia. “Nesta época, outro cuidado fundamental é a hidratação”, reforça o médico.

Além disso, o especialista ainda salienta a importância de consultar um médico otorrinolaringologista em casos de sinusite. “A automedicação não é indicada, já que pode piorar o problema”, enfatiza.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.