Importância das medidas de incentivo à prática esportiva na pandemia
Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte emite uma carta aberta à sociedade ressaltando a importância da atividade física na pandemia.
• Atualizado
O Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte emitiu uma carta aberta à sociedade ressaltando a importância da prática esportiva durante a pandemia, já que “o esporte constitui um dos maiores patrimônios da nação brasileira”.
O documento faz algumas considerações:
- O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imunológico, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral.
- A prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a mente.
- O esporte contribui para a formação da personalidade e caráter do indivíduo.
- Boa parte das doenças é causada pelo sedentarismo, provocada pela falta de exercício físico.
- O exercício físico é importante para a melhora da independência, resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle das comorbidades, correção postural, manutenção do peso ideal, entre outros.
- É preciso que os setores de eventos, em consonância com os representantes do esporte de cada estado, tenham espaço para levantar seus questionamentos e obter apoio.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Confira carta na íntegra
O Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte reúne os representantes de todos os estados do país responsáveis por propor e executar as políticas e diretrizes nas áreas de atividade física, esporte e lazer, além de desenvolver programas e projetos para a prática esportiva de forma integral e sem distinção alguma.
O esporte constitui um dos maiores patrimônios da nação brasileira, motivo pelo qual este Fórum vem por meio desta carta aberta reafirmar seu compromisso com a sociedade destacando algumas considerações:
A importância da classificação das atividades físicas como essenciais no período de pandemia. É fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imunológico, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral.
Importância da Atividade Física para a manutenção da saúde e programas contra a obesidade. A prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a mente, ajudando na redução do estresse emocional e melhorando de forma global a qualidade de vida.
O esporte como formação do cidadão. O esporte contribui para a formação da personalidade e caráter do indivíduo. Afinal, através dessa atividade é possível aprender diversos conceitos e desenvolver habilidades físicas e sociais que ajudam a moldar o futuro de uma pessoa.
Importância do Profissional de Educação física na equipe de Saúde. Boa parte das doenças é causada pelo sedentarismo, provocada pela falta de exercício físico. Isso justifica a importância e a necessidade do profissional de Educação Física inserido na área da saúde. É ele a pessoa habilitada para desenvolver atividades adequadas para cada individuo, respeitando cuidadosamente os problemas identificados
Dessa forma também validamos a importância da abertura dos parques e academias para a prática de atividade física. A importância da realização de atividade física das pessoas consiste em desenvolver aspectos saudáveis e motivacionais na população. A associação da atividade física a um espaço reservado para seu desenvolvimento pode estar atrelada à motivação da pessoa em praticá-la. Sabendo que os locais são seguros para a prática cabe a nós oportunizar o uso deles.
Importância de programas de recuperação pós-Covid. Com aumento no número de recuperados e maior conhecimento a respeito das sequelas da doença, cresce também a busca por medidas operacionais para reabilitação. O exercício físico é importante para a melhora da independência, resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle das comorbidades, correção postural, manutenção do peso ideal, entre outros. Portanto, faz-se necessário a disponibilização de recursos ou a elaboração de programas a nível nacional em parceria entre os ministérios da Cidadania e da Saúde, bem como em órgãos estaduais equivalentes, estimulando a prática de atividade física e esportes para promoção da saúde da população brasileira.
Vacinação e auxílio aos atletas e corpo técnico são de suma importância. Adotar medidas que ofereçam o apoio necessário para que o segmento esportivo possa superar as árduas condições trazidas pela pandemia é um dever do Estado. Além disso, incluir os profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde humana ligados aos desportos, no rol de prioridade no programa nacional de imunização, encurtando o caminho para enfrentamento à pandemia.
Retomada dos eventos e campeonatos esportivos. A pandemia de COVID-19 causou uma interrupção no calendário esportivo mundial de 2020, o mais significativo desde a Segunda Guerra Mundial. É preciso que os setores de eventos, em consonância com os representantes do esporte de cada estado, tenham espaço para levantar seus questionamentos e obter apoio significativo para que possam dar continuidade as suas atuações e a partir da vacinação, pré testagem dos envolvidos e/ou utilizando protocolos de biossegurança efetivos, possam retomar as atividades.
Os membros do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte compartilham com toda a sociedade, entidades, governo, parlamentares nossas recomendações e acreditamos que assim estamos contribuindo de forma ativa para que todas as práticas desportivas possam seguir de forma coesa e progressiva em busca de espaço e melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, sendo um enorme contributo na luta contra a COVID-19.
Esporte é vida!!!
Brasília, 12 de abril de 2021
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO