Foniagro lança manual de boas práticas para as Cadecs
O manual pretende ampliar a transparência nesses canais, garantir o melhor alinhamento e simetria das informações.
• Atualizado
Os representantes das cadeias produtivas de aves e suínos realizaram na última semana a primeira reunião de 2021 do Fórum Nacional de Integração (Foniagro). O objetivo foi aprovar o Manual de Boas Práticas para as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).
As Cadecs são canais de convivência responsáveis por balizar a relação contratual entre produtores (integrados) e agroindústria (integradoras), segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016). O manual pretende ampliar a transparência nesses canais, garantir o melhor alinhamento e simetria das informações, além de fortalecer e contribuir para que a relação de integração seja desenvolvida como determina a legislação. O documento foi construído pelos técnicos das entidades representativas dos produtores e das agroindústrias integradoras.
>> Preços das carnes aumentaram, mas longe ainda da valorização dos insumos
>> Mais seis estados são reconhecidos como áreas livres de febre aftosa sem vacinação
União de esforços para a criação do manual
Os presidentes da CNA, João Martins, e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ressaltaram a união de esforços para a elaboração do manual que foi fruto do amadurecimento no relacionamento entre as entidades. Afirmaram ainda que o documento é um passo importante para que as Cadecs possam cumprir seu papel na representatividade dos elos da cadeia e no cumprimento da Lei da Integração.
As entidades também discutiram uma agenda permanente para monitorar a implantação das boas práticas previstas no manual, manter aberto o canal de comunicação entre CNA e a ABPA e retomar as discussões sobre a metodologia de cálculo do valor de referência.
Estavam presentes na reunião os membros do Foniagro. Representando os produtores, o presidente da CNA, João Martins, José Zeferino Pedrozo e Iuri Pinheiro; Adroaldo Hoffmann e Fernando Ribeiro (ABAI), Marcelo Lopes (ABCS). Pela agroindústria, o presidente da ABPA, Ricardo Santin e Marcelo Osório; Antônio Carlos Costa (AVIMIG), Fábio Stumpf (BRF) e José Antônio Ribas (ACAV).
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO