Qual o melhor horário para correr? Confira como escolher
A estação do ano e a temperatura são determinantes para decidir o horário e a roupa para a prática da atividade física
• Atualizado
O inverno começou oficialmente e o frio já deu as caras, então se você é corredor amador ou profissional precisa tomar alguns cuidados para praticar a atividade física. Para correr de forma confortável e mantendo um bom desempenho, é necessário mudar um pouco o horário dos treinos e utilizar roupas que ajudem a enfrentar o frio.
No frio, evite correr muito no início da manhã ou no final do dia, quando as temperaturas são mais baixas. Procure correr em um horário do dia com a temperatura agradável. A indicação é pela manhã, por volta das 9h, e ao final do dia, por volta das 18h.
Aposte em uma jaqueta corta-vento. Ela é o ideal para se proteger do frio e do vento. E não se esqueça de cobrir as mãos, pés e cabeça.
Leia Mais
E no verão?
No verão ou nos dias com bastante calor, também é importante escolher um horário adequado para realizar a sua atividade física. O inicio da manhã e o final da tarde, geralmente, tem as temperaturas mais amenas.
Roupas com conforto térmico também ajudam. As roupas precisam sempre ser confortáveis para correr, e mais ainda em dias quentes. Então, procure usar tecidos como a poliamida. Fique de olho se na etiqueta está a indicação de que o tecido é ideal para a prática esportiva.
E a hidratação?
Mesmo no inverno, em que a sensação de perda de suor é menor, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Também temos que ter cuidado com a baixa temperatura, pois ela provoca o enrijecimento muscular, tornando maior o risco de prejuízos aos músculos.
Então muita água, antes, durante e depois da corrida. Não esqueça de se manter sempre hidratado. A ingestão de água é importante para manter a temperatura do seu corpo baixa, para que você possa correr da melhor maneira possível.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO