Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Fabiano Braun

Descubra as respostas para as 7 principais dúvidas de todo corredor amador

O que não faltam são dúvidas para quem começa a correr, não é mesmo?! Confira algumas.

• Atualizado

Por

Foto: Arliss Amaro / SCC SBT
Foto: Arliss Amaro / SCC SBT

O que não faltam são dúvidas para quem começa a correr, não é mesmo?! Pensando nisso, selecionei as sete principais dúvidas de todo corredor amador. Confira:

Correr todos os dias é indicado?

Quanto mais intenso for o treino maior deve ser o tempo de descanso. O ideal é intercalar os treinos de corrida com outras atividades, como musculação. Lembre-se de respeitar o descanso de 24 horas entre um treino de corrida e outro. O dia de descanso é como se fosse um treino realizado, faz parte do processo de evolução segura e saudável.

Qual a diferença entre correr na rua e na esteira?

Na rua você impõe o ritmo, na esteira ela impõe. Na esteira você pode ter certeza que o ritmo será exatamente como o programado, facilitando o controle da intensidade e do treinamento. No entanto, na rua você pode controlar o ritmo com um relógio com frequencímetro (monitor cardíaco) e controlar o ritmo, bem como distância e duração.Há também aplicativos de smartphones com essas funções (exceto frequência cardíaca). Em um parque, com um frequencímetro e um profissional de educação física, pode-se ter um exercício bem controlado, eficiente e prazeroso. 

É interessante mesclar a corrida com outra atividade física, como musculação?

São inúmeros os benefícios para o corredor quando ele inclui musculação em seu treinamento. A musculação vai contribuir com o fortalecimento muscular e proteção de articulações impactadas pela corrida. Confira outros benefícios: 

– Melhora do sistema musculoesquelético (músculos, tendões, ligamentos e articulações), proporcionando menor probabilidade de lesões decorrentes dos movimentos repetitivos da corrida;

– Maior habilidade e coordenação do esforço muscular necessário ao movimento, otimizando a eficiência na corrida;

– Correção de desequilíbrios musculares entre lado direito e esquerdo do corpo e diferenças de forças entre os músculos;

– Melhora da postura e da força muscular como um todo e melhora da estabilização dos músculos do tronco e quadril responsáveis pela transmissão de força para os membros inferiores;

– Aos mais velhos, além dos benefícios já citados, inclui-se ainda a prevenção da sarcopenia (redução da massa muscular) e da osteoporose (diminuição da massa óssea) e de fraturas por estresse.

Alongamento é necessário?

Deve ser realizado antes e depois do treino. Principalmente depois, porque significa um relaxamento das fibras responsáveis pelas contrações que ocorrem na prática esportiva. Alongar após o exercício ajuda a manter a flexibilidade alcançada. 

E a água?

Outro cuidado importante para quem pratica corrida é quanto à reposição de líquidos. Mesmo no inverno, em que a sensação de perda de suor seja menor, o ar costuma ser mais seco, o que eleva o risco de desidratação. Também temos que ter cuidados com a baixa temperatura, pois ela provoca o enrijecimento muscular, tornando maior o risco de prejuízos aos músculos. 

Quais são os maiores benefícios da corrida? 

A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade que envolve praticamente todos os músculos do corpo, é aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular. Todo o corredor, em qualquer faixa de condicionamento, quando bem orientado por profissionais, tem a auto estima elevada. Sua qualidade de vida alcança patamares excelentes. Seus batimentos cardíacos ficam mais lentos, mais fortes. A pressão arterial tende a entrar rapidamente em estabilização saudável. Sua atividade sexual entra em um processo que remete a faixas etárias bem menores. A corrida de longa distância diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose. Ajuda a controlar o estresse. Torna o sono mais agradável e diminui a ansiedade. O organismo melhor condicionado e oxigenado permite uma vascularização do cérebro mais eficiente e, por consequência, aumenta o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas e maior agilidade para tomadas de decisão. 

Quais os cuidados para não passar dos limites? 

Correr com a supervisão de um profissional de educação física, com prescrição de treinos adequados, é o primeiro e grande passo. Outra dica é refletir sobre quanto pode aguentar em um determinado ritmo. Um deles é encontrar um em que você suporte por cerca de 30 minutos. Dificilmente as lesões ou traumas são causados por “over trainning” (fazer mais do que o corpo aguenta). Em geral, acontecem por descuidos mais primários como entorses por tropeçar, erro de técnica, falta de aptidão motora, tênis irregular, terreno impróprio e outros. 

A DICA MAIS IMPORTANTE:

Procure uma assessoria ou um profissional de educação que fará a prescrição dos treinos para você, minimizando muito os riscos de lesão!

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.