Correr na rua ou na esteira? Saiba quais as diferenças
Na rua você impõe o ritmo, na esteira ela impõe.
• Atualizado
Se você já corre ou ainda vai começar a correr já deve ter se perguntado qual a diferença de praticar o esporte na rua e na esteira. Na esteira você pode ter certeza de que o ritmo será exatamente como o programado, facilitando o controle da intensidade e do treinamento.
No entanto, na rua você pode controlar o ritmo com um relógio com frequencímetro (monitor cardíaco), bem como a distância e a duração. Há também aplicativos de smartphones com essas funções (exceto frequência cardíaca). Em um parque, com um frequencímetro e um profissional de Educação Física, pode-se ter um exercício bem controlado, eficiente e prazeroso.
Leia Mais
Mas se a esteira facilita os treinos, deixo três dicas para correr na esteira com segurança:
- Não segure nas barras laterais ou na barra frontal da esteira. Correr sem esse auxílio vai ajudar a simular a corrida na rua.
- Fixe sua visão em um ponto a sua frente, no horizonte. Mantenha a cabeça reta, não olhe para baixo nem para cima.
- Aproveite a lona da esteira para fazer uma simulação. A lona empurra seus pés para trás, discordando um pouco do que estamos acostumados correndo na rua: fazer a força com os pés para conseguir o movimento da alavanca, da elevação do joelho e da aterrissagem. Para fazer a simulação na esteira, coloque 1% de inclinação, assim você terá uma dificuldade semelhante àquela que teria no asfalto.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO