Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Saúde e bem-viver

Alterne os locais dos treinos de corrida e fique atento aos sinais do corpo

Correr na praia é uma experiência diferente para quem está habituado com o asfalto e o concreto.

• Atualizado

Por

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Céu limpo e sol são convites para a prática de atividades físicas ao ar livre, entre elas a corrida. Uma roupa leve e um tênis e o corredor está pronto para desfrutar o dia quente. No entanto, a alta temperatura não permite distração. É necessário prestar atenção nos sinais que o corpo dá. Frequência cardíaca acelerada, tontura, câimbras, náuseas e sensação de cansaço repentino são indícios de superaquecimento. É hora de parar!

Esses sintomas – e outros mais graves, como vômito ou desmaio – são mecanismos que o corpo tem para indicar que não consegue manter a temperatura corporal em aproximadamente 36°C. O aconselhável é procurar horários em que as temperaturas estejam mais baixas, ainda nas primeiras horas do dia ou ao fim de tarde e noite. Ainda assim, há períodos em que o clima não dá trégua, e nesses momentos a hidratação é indispensável.

É necessário estar hidratado antes, durante e depois da atividade. Durante, a recomendação é de que a cada 15 minutos de corrida, se diminua o ritmo para beber de 120ml a 200ml de água. Por mais que a distância planejada a ser percorrida seja pequena, é recomendado levar uma garrafinha de água. O corredor pode recorrer a ela também quando sentir sensação de boca seca.

Corrida na praia

Quando há presença do sol, é fundamental utilizar protetor solar. Lambuze-se se for o caso. Alimentação leve, antes e depois, e um início de corrida leve para ajudar o corpo na aclimatação também são boas dicas aos corredores no período do verão. Uma alternativa de sensação térmica mais amena, é correr na praia, até porque oferece ao praticante outros benefícios e é uma experiência diferente para quem está habituado com o asfalto e o concreto.

O trabalho em areia é um dos melhores em condicionamento e fortalecimento muscular. Trocar a corrida no asfalto por um treino na beira do mar fortalece os tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo dos joelhos. Além disso, o gasto calórico é mais elevado e vira uma excelente alternativa para quem quer perder peso. Porém, tanto na praia quanto em outro terreno, o corredor deve seguir algumas recomendações para aproveitar ao máximo a experiência. Confira:

  1. Alongue muito bem a musculatura porque na areia a exigência é maior.
  2. A areia fofa é um terreno que exige força, ela serve como uma resistência extra a ser vencida.
  3. A areia batida não possui muito impacto, o que diminui o estresse das articulações
  4. O ideal é mesclar os tipos de terreno no verão, por isso, procure praias com solo diferente.
  5. Se você for correr na praia, procure fazer a distância dividida. Se o seu treino é de seis quilômetros, corra três quilômetros para frente e volte três, porque a praia sempre tem algum desnível. Então, para você poder fazer a compensação correta, corra a mesma distância na ida e na volta.
  6. Procure usar o tênis que você já está acostumado a correr, não corra descalço. A praia oferece riscos como algum buraco, um caco de vidro ou um galho e pode machucar o seu pé. É importante estar calçado, independente do tipo de terreno.
  7. O melhor horário para praticar corrida ou caminhada na praia é antes das 10h e depois das 17h.

Planejamento e objetivos fazem diferença

A corrida é um esporte desafiador, que exige novas metas sempre. Pensar nas provas-alvo e distâncias que se quer alcançar é sair na frente no quesito preparação, além de tornar suas metas ainda mais suas.

Ao invés de pensar que quer viajar para correr, decida qual prova você vai fazer; em vez de se preparar para uma corrida de 42k, escolha A CORRIDA e treine por ela. Especificar os objetivos é fundamental para treinar o seu corpo e a sua mente na busca pelo que deseja e, também, não se desmotivar.

Além disso, planejando com antecedência, o corredor ainda pode tirar vantagens como: aproveitar para guardar um valor todo mês para viajar para aquela corrida que acontece em outro local, que exige um gasto a mais, e também para conseguir descontos, pois muitas provas oferecem preços de inscrições mais baixos nos primeiros lotes de venda.

Mantenha a motivação na corrida:

Têm dias que nem queremos levantar da cama. Um treino de corrida, então, nem se fala! Pensando nisso, confira três dicas para você encontrar a motivação para os treinos de corrida:

1) Determine dias e horários fixos para o seu treino.
2) Procure estabelecer metas. Indico três: uma conservadora, uma intermediária e uma audaciosa.
3) Corra com seus amigos e familiares. Treinar com outras pessoas poderá deixá-lo mais motivado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.