Dominique Cabral

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresentadora do SCC Esporte do SCC SBT.


Dominique Cabral Compartilhar
Volta à Ilha!

Volta à Ilha: revezamento em 2024 terá mais de 3,8 mil atletas

Atletas irão percorrer 140 km por Florianópolis

• Atualizado

Por

Foto: Foco Radical/Eco Running
Foto: Foco Radical/Eco Running

Mais de 3,8 mil atletas vão se unir em um desafio único no dia 27 de abril: dar uma volta completa na Ilha da Magia. Trata-se da maior corrida por equipes da América Latina, o Revezamento Volta à Ilha 2024, que tem 140 km de percurso e é organizado pela Eco Running.

Nesta edição, que chega à 27ª, há 350 equipes de todas as regiões do país. Segundo a organização, este é um dos maiores números dos últimos tempos do evento.

A equipe com a origem mais distante da Ilha da Magia vem da cidade de Palmas, capital do Tocantins. Todas as regiões brasileiras têm representantes na prova reconhecida por corredores de todo o país. São equipes com dois, oito e 12 atletas, divididas em mais de 10 categorias. 

“As diferentes origens dos atletas que participarão do Revezamento Volta à Ilha 2024 representa a universalidade do esporte. Temos corredores de diferentes lugares e culturas que estarão conectados pela paixão pela corrida e pela superação. Isso forma uma experiência coletiva única e torna o evento inspirador a cada edição”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running. 

O Revezamento Volta à Ilha

Segundo a organização, o desafio principal de cada uma das quase 350 equipes é percorrer os 140 km do percurso por praias, trilhas, cantos e encantos da Ilha da Magia. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto, que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis. As paisagens são diversas como, por exemplo, estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. 

As equipes são divididas em 10 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45 e Veterana 60. As duplas são divididas em três: Masculina, Feminina e Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus. 

Acessibilidade na 27ª edição do evento

Para a edição de 2024 do Volta à Ilha, a Eco Running estimulou a participação de atletas PCD. O projeto Empreste um Sentido foi criado para que corredores sejam atletas-guia para que pessoas cegas ou com baixa visão marquem presença com suas próprias equipes no evento esportivo em 27 de abril. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.