Como acelerar a recuperação após a corrida: confira dicas
Saiba como se recuperar do desgaste depois de uma prova ou treinos longos.
• Atualizado
É possível acelerar a recuperação após a corrida, sim! Após correr é normal que o corpo fique cansado, que o atleta tenha a sensação de esgotamento físico. As pernas são as mais afetadas. Afinal, são os membros mais exigidos nesta modalidade esportiva. Confira dicas de como se recuperar do desgaste de provas e treinos longos.
Existem diferentes formas para isso. A recuperação após a corrida não está limitada a uma atitude. Na verdade, trata-se de uma estratégia. Ou seja, um conjunto de ações que vão ajudar o corredor a se recuperar. Veja as principais a seguir.
Como se recuperar da corrida
Treino regenerativo
Um treino regenerativo aproximadamente 48 horas depois de uma prova ou um treino longo e exigente deve constar na planilha de qualquer corredor.
Esta é uma corrida leve, sem exigir muito do atleta, mesmo que esteja dolorido. Isso irá permitir que o fluxo de sangue recupere os músculos dos esforços que fizeram, principalmente se percorreu uma longa distância anteriormente.
Bom descanso
Praticantes de atividades físicas que não dormem o suficiente não têm uma performance tão boa como os outros. O descanso reforça os padrões neuromusculares, tempos de reação e reservas de glicogênio.
Se nas noites que antecedem uma prova a ansiedade atrapalha o sono de qualidade, procure descansar de forma adequada no período depois delas.
Gelo
Outra dica que pode ajudar muito é colocar gelo nos músculos imediatamente depois de uma corrida. Essa é uma atitude que reduz a inflamação e libera os resíduos do corpo. No máximo 15 minutos de aplicação e as seguintes devem ter no mínimo um intervalo de 45 minutos entre elas.
Alimentação
Tão importante quanto o descanso é a alimentação na recuperação após a corrida. É comum o consumo de carboidratos logo depois de uma atividade mais longa. A ingestão de proteínas também é bem-vinda, porque contribui para o restabelecimento das fibras musculares.
O ideal é contar com ajuda de profissional de nutrição com orientações e indicações de estratégias mais apropriadas – antes e depois da corrida. Ainda levará em consideração as preferências e particularidades do atleta. Inclusive em relação a suplementos.
Procure ajuda
Mesmo assim, se tiver a sensação que continua cansado, pode ser que você não tenha se recuperado como deveria. Há alguns sintomas que demonstram uma má recuperação. Sentir mais de um deles é indício que o corredor deve procurar um profissional habilitado. É importante lembrar que o processo pré-prova também influencia tais condições.
Os sintomas são: inflamação, estresse, baixa imunidade, lesões nos tecidos, fadiga acumulada, irritabilidade, perda de peso, dores de cabeça, pernas pesadas, tonturas e dores musculares.
Preferencialmente, opte por treinos prescritos por profissionais de Educação Física habilitados. Além disso, realize um trabalho de fortalecimento e, se possível, invista em fisioterapia preventiva, que corrige e previne possíveis lesões e contraturas musculares.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO