Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Arquitetura Compartilhar
Cinthia Massa

Confira 6 dicas para reformar a cozinha

Cada detalhe merece atenção, desde as escolhas dos eletros até decorações e adornos

• Atualizado

Por

Imagem: Projeto Autoral
Imagem: Projeto Autoral

Fazer uma reforma não é nada fácil, e independente do motivo, com certeza o local que traz mais transtorno é a cozinha – o coração da casa, ainda mais uma obra grande, com mudanças de revestimento, hidráulica, móveis e por aí vai. Cada detalhe merece atenção, desde as escolhas dos eletros até decorações e adornos, por isso a importância de um bom planejamento para não existir retrabalho ou perdas financeiras e de tempo.

Apesar de o checklist de uma reforma ser grande e muito variável, aqui vão algumas dicas para maior eficiência:

  1. Faça uma lista com desejos e referênciais 

Toda vez que lembrar de detalhes que acha interessante ou achar algo legal enquanto viaja pelo Pinterest, anote e monte uma lista com objetivos. Por exemplo, se lavou a louça e sentiu necessidade de um escorredor diferente, uma cuba mais profunda, um kit para apoiar a esponja. Pode parecer bobo, mas é fácil esquecer particularidades na obra, e nada como ter um espaço bem pensado contando com todas as necessidades. Junto a isso, já terá uma prévia de materiais e compras indispensáveis.

  1. Tenha uma equipe de confiança 
Imagem: Projeto Autoral

Como arquiteta, posso dizer a importância de um bom projeto que vai contar com funcionalidade e praticidade, pensando nos hábitos e singularidade de cada família.

Ele vai ajudar a visualizar e entender como será a cozinha finalizada, e um bom planejamento contém administração de fornecedores para tudo ocorrer alinhado e em menor tempo.

Como reformas em cozinhas não são rotineiras, ter cuidado com tendências é importante, podem ser passageiras. Sempre siga o seu estilo favorito, cores mais fortes são melhores aplicadas em detalhes como decoração, utensílios e até puxadores, podendo ser trocados de maneira fácil.

  1. Detalhes fazem a diferença
Imagem: Projeto Autoral

Como a cozinha pode ser tanto um espaço de trabalho quanto permanência, a iluminação e ventilação são muito importantes, e devem ser pensadas desde o primeiro momento.

Junto com mudanças de iluminação, pontos elétricos precisam ser mapeados de acordo com a locação específica de cada eletro, recomendo adicionar uma torre de tomadas na bancada, deixa o visual mais clean e é super funcional.

Mudanças como essas além de paredes ou piso, devem entrar na primeira etapa do cronograma. Do mesmo modo, indico lixeiras embutidas na bancada ou no móvel, e também calha úmida vão deixar o espaço organizado e aperfeiçoado.

  1. Investimento 
Imagem: Projeto Autoral

O barato sai caro, nessas horas investir em bons eletros e móveis vão diminuir a manutenção e aumentar a durabilidade, a estética tem que caminhar junto com a funcionalidade e ergonomia, onde tudo é levado em consideração e tem seu lugar, otimizando o espaço e ajudando no dia a dia, com um bom projeto, isso pode ser possível.

Outro item importante são os revestimentos, existem inúmeras possibilidades, como cerâmicas com acabamento de porcelanato, vale a pena buscar opções diferentes, a dica é não usar pisos polidos, são mais escorregadios e como aparece sujeira mais fácil, demandam mais manutenção.

Outro item que sai caro é a pedra da bancada, o famoso granito, que era quase uma regra, deu lugar a várias opções modernas e eficientes, deve ser uma escolha também estudada com a rotina e hábitos da família, toda pedra pode manchar e necessita de cuidados, algumas mais, como as porosas, mas para uma boa durabilidade, é um item a ser investido.

  1. Organização
Imagem: Projeto Autoral

Como já citado no item anterior, móveis planejados vão otimizar o espaço, então estabeleça todas suas necessidades, tanto itens maiores como eletros, como por exemplo espaços para potes ou organizadores de utensílios, economizando tempo e diminuindo a bagunça. Veja também nossa coluna sobre organização da cozinha e da geladeira.

  1. Orçamento 
Imagem: Projeto Autoral

Se seu budget não contempla grandes obras ou mobiliário novo, aproveite o máximo o que já tem, pinte ou adesive os azulejos e móveis atuais, troque decoração ou puxadores, invista em prateleiras e nichos no lugar de armários aéreos, utilize técnicas como piso sobre piso, ouse em usar sua personalidade e criatividade para recriar espaços.

Uma reforma não é para trazer dor de cabeça, e sim curtir um novo ambiente ficando pronto, feito e personalizado para você, espero que tenham gostado das dicas, para mais informações acesse nosso Instagram.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Leia Também

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.